Quais são os perigos dos fones de ouvido que bloqueiam ruídos?

Escrito por sebastian malysa | Traduzido por leticia vitória
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são os perigos dos fones de ouvido que bloqueiam ruídos?
Embora sejam poucos, os perigos de se usar fones de ouvido que cancelam ruídos são sérios (headphones image by charles taylor from Fotolia.com)

Fones de ouvido que bloqueiam ruídos são extremamente eficazes em eliminar qualquer som de fundo, tais como: o zumbido de um motor de avião, o rugido de um trem passando ou o barulho de uma rodovia ou rua muito agitada. Embora isso ajude a ouvir música ou a proteger seus ouvidos, usar esses tipos de fones em ocasiões nas quais você precisa estar alerta pode resultar em algum ferimento ou, até mesmo, em morte.

Outras pessoas estão lendo

Tipos de fones de ouvido que bloqueiam ruídos

Entender os dois tipos de fones de ouvido canceladores de ruídos ajudará a esclarecer qual é o melhor para o seu propósito e qual é o menos perigoso para você usar. Fones de ouvido que cancelam ruídos passivos bloqueiam fisicamente o som de fundo, impedindo que cheguem seus ouvidos. Usá-los é quase como se trancar em um quarto silencioso para fugir de todo barulho, exceto o que estiver vindo do seu tocador de música ou computador. Eles são extremamente eficazes e bloqueiam todo o som exterior sem exigir baterias.

Os fones de ouvido que cancelam ruídos ativos são muito mais sofisticados e exigem baterias para funcionar. Com um pequeno microfone do lado de fora, esse tipo de fone de ouvido mistura o som de fundo e produz um som oposto para dentro do fone, a fim de cancelar o som. Eles são menos eficazes do que os modelos que cancelam ruído passivo, visto que produzem um chiado e podem apenas filtrar um som consistente (como o zumbido do motor de um avião). Por outro lado, os fones canceladores de ruído ativo permitem que você mantenha comunicação com as pessoas e são mais leves e menores.

Os perigos de bloquear o som

Os fones de ouvido canceladores de ruídos podem ser muito perigosos se você usá-los em situações nas quais você precisa estar alerta, como quando está andando de bicicleta ou correndo. Os do tipo que cancelam ruído passivo são tão eficazes que talvez você não escute um aviso como uma buzina de carro ou o som de alguém o seguindo. Estar atento ao som ambiente enquanto você se desloca irá mantê-lo seguro e permitirá que você reaja a qualquer perigo iminente, se necessário. Os fones que cancelam ruído ativo, por outro lado, são um pouco mais seguros -- visto que eles apenas bloqueiam som consistente. Usar esses fones permitirá que você escute uma buzina de carro ou qualquer aviso audível. Contudo, o uso de qualquer tipo de fone de ouvido ao dirigir é ilegal, pois é um ato irresponsável e perigoso.

Riscos de saúde pelo mal uso

O propósito desses fones de ouvido é bloquear qualquer som indesejável para que você possa ouvir sua música em um nível mais silencioso. No entanto, isso não serve para nada se você continuar ouvindo música em um volume alto por muito tempo todos os dias. Um estudo publicado na "European Heart Journal" mostrou um aumento significativo nas insuficiências cardíacas entre as pessoas que estão expostas a um som crônico. Ainda, ouvir música alta constantemente , mesmo com fones de ouvido que cancelem ruídos, pode levar à perda de audição e danos ao ouvido. É importante lembrar de ouvir sua música em um volume apropriado e com moderação.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível