×
Loading ...

Quais são os perigos de se usar ímãs de neodímio?

Atualizado em 17 abril, 2017

Os ímãs permanentes raros da Terra, conhecidos como neodímio, têm o poder magnético mais forte conhecido. Esses ímãs, usados na indústria, nas instalações médicas e educacionais, assim como na produção de ferramentas, contêm elementos de liga de boro, ferro e neodímio. São bastante frágeis, o que significa que são suscetíveis a fraturas e perda de magnetismo quando expostos ao calor. Também apresentam riscos à saúde e para aparelhos magnéticos (computadores, cartões de crédito). Eles devem ser manuseados com cuidado.

Os ímãs de neodímio interferem na recepção de aparelhos de TV e equipamentos médicos, apagam o conteúdo de fitas e cartões de crédito e podem causar ferimentos (Brand X Pictures/Stockbyte/Getty Images)

Riscos à saúde

Muitos dispositivos eletrônicos se mantêm sem fase através dos ímãs. No entanto, alguns eletrônicos médicos não têm a habilidade de suportar campos magnéticos. O campo magnético do neodímio é conhecido por interferir com certas peças de equipamento médico (marca-passo, por exemplo), que pode apresentar riscos tanto ao dispositivo quanto ao paciente. Ingerir neodímio pode fazer com que as peças se atraiam dentro do aparelho digestivo causando um bloqueio letal.

Loading...

Lesões

A força magnética do neodímio aumenta com o tamanho. Um neodímio poderia atrair qualquer peça solta de objetos de metal (pregos e facas, por exemplo), transformando-os em estilhaços afiados em alta velocidade. Caso um desses ímãs atraia o outro durante o manuseio, eles podem se colidir com uma força que pode quebrar ossos caso haja algum no meio do caminho.

Interferência magnética em mídias

Os ímãs de neodímio são fortes o suficiente para apagar o conteúdo de mídias de gravação. Disquetes e fitas VHS podem ter seus conteúdos apagados caso fiquem a uma distância de menos de 30 cm do ímã. Cartões de crédito também podem ter todas as informações apagadas. Em ambos os casos, a informação é perdida para sempre e não pode ser restaurada. As cores das telas de TV podem ficar completamente distorcidas quando expostas ao neodímio.

Quebras e incêndios

Os ímãs de neodímio funcionam bem em baixas temperaturas, mas quando aquecidos, seu campo magnético decresce e eles se tornam mais frágeis. Caso se aqueçam, podem pegar fogo. Eles podem também rachar caso caiam no chão e se quebrar com força o bastante para se tornarem afiados com o impacto.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...