Quais são os perigos de inalar a fumaça do óleo diesel?

Escrito por paul richard | Traduzido por ricardo soares
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são os perigos de inalar a fumaça do óleo diesel?
O óleo diesel é utilizado em caminhões comerciais, carros e ônibus (diesel storage tank image by Jim Parkin from Fotolia.com)

Os motores a diesel são comuns em caminhões comerciais, automóveis, barcos e trens. O óleo diesel e os gases de escape podem ser perigosos à saúde de algumas pessoas. O perigo da exposição à fumaça pode incluir tanto efeitos agudos, ou de curto prazo, quanto efeitos crônicos, ou de longo prazo. A fumaça do diesel pode ser responsável por mais de 500 casos adicionais de câncer de pulmão a cada 100 mil pessoas, de acordo com o Escritório de Avaliação de Riscos à Saúde e ao Meio Ambiente da Califórnia.

Outras pessoas estão lendo

Perigos de curto prazo relacionados à fumaça

O óleo diesel, como a gasolina, é um combustível à base de hidrocarbonetos. Você pode ser exposto ao óleo diesel por um curto período se abastecer veículos a diesel ou se trabalhar em uma instalação de combustível. Também estará em risco se for um trabalhador de emergência exposto a vazamentos de diesel. É possível desenvolver problemas de saúde decorrentes de exposição aguda e crônica. A exposição aguda ou de curto prazo pode causar irritação dos olhos, da pele ou do trato respiratório. Você também pode sentir tonturas, dores de cabeça ou náuseas.

Perigos de longo prazo relacionados à fumaça

Você pode ser exposto ao óleo diesel repetidamente se trabalha com transporte, com construção ou na indústria ferroviária. Também pode estar em risco de exposição crônica se trabalhar em uma refinaria ou distribuidora de óleo diesel. A exposição prolongada às fumaças pode causar câncer de pulmão, lesões renais e aumento do risco de ataque cardíaco. A Administração de Segurança e Saúde Ocupacional dos Estados Unidos relaciona o óleo diesel ao aparecimento de câncer a partir de estudos com animais. Danos aos rins também podem ocorrer com exposições mais longas.

Perigos de curto prazo relacionados ao escapamento de diesel

O escapamento de diesel também é perigoso, pois contém partículas ou fuligem da queima do óleo. Quase todo mundo está exposto à fumaça do escapamento de diesel diariamente, e pessoas em áreas urbanas estão mais em risco do que as de áreas rurais. Também está em risco quem trabalha com transporte, com construção ou em ferrovias. A fuligem do diesel pode conter mais de 40 compostos tóxicos diferentes. Os efeitos agudos ou de curto prazo podem incluir desconforto respiratório, sintomas de asma, aumento da sensibilidade a outros alérgenos, como poeira ou pólen, e irritação dos olhos ou da pele.

Perigos de longo prazo relacionados ao escapamento de diesel

A exposição aos gases do escapamento de motores a diesel em áreas urbanas representa um risco crônico para todos. Estudos relacionados consideraram os caminhoneiros e pessoas que trabalham em construção pesada e mineração como grupo de risco para a exposição em longo prazo aos gases do escapamento de diesel. O maior risco parece ser o câncer de pulmão, segundo a Sociedade Americana do Câncer. Os efeitos em longo prazo incluem asma e outras doenças pulmonares, doenças cardíacas e distúrbios do sistema imunológico.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível