Quais são os perigos da ingestão da pasta de dentes por crianças?

A ingestão de pasta de dentes pode ser potencialmente fatal em crianças pequenas

Creatas Images/Creatas/Getty Images

Embora a pasta de dentes seja destinada a manter os dentes limpos e prevenir as cáries, ela traz alguns perigos inerentes no caso de ingestão, principalmente devido ao fato de que ela contém uma quantidade substancial de fluoreto que, quando ingerido acidentalmente por uma criança, pode resultar em complicações médicas.

Dores de estômago

Um dos perigos mais graves da ingestão de flúor em crianças é a dor de estômago. Quando uma quantidade excessiva de flúor entra em contato com o aparelho digestivo, o ácido fluorídrico, basicamente, corrói o estômago e, como resultado, a criança terá problemas estomacais, como náuseas, diarreia e cólicas. A gravidade do problema dependerá exatamente da quantidade de pasta que a criança ingeriu. Normalmente, uma criança comum de 2 anos de idade sentirá algum tipo de desconforto no estômago após a ingestão de 2% a 3% de sua pasta de dentes.

Vômitos

Outro problema comum é o vômito. Uma vez que o flúor do creme dental é ingerido, a rejeição é muitas vezes a reação natural do organismo, o que leva a vômitos. Quando isso acontece, ele também pode levar a uma sensação de queimação na garganta depois que a pasta de dentes tenha sido regurgitada. Se o seu filho estiver vomitando após a ingestão da pasta, ele provavelmente experimentou algum tipo de toxicidade proveniente do flúor e o médico deve ser procurado imediatamente.

Fluorose dentária

Outro problema é a fluorose dental. Embora não cause quaisquer complicações físicas imediatas, ela causa danos aos dentes de uma criança. Sempre que uma pasta de dentes é ingerida, o fluoreto causa danos às células que são responsáveis ​​pela criação do esmalte dos dentes. Como resultado, essa fluorose frequentemente deixa marcas descoloridas sobre os dentes. A fluorose dental menos grave causará marcas esbranquiçadas, enquanto os casos mais graves causarão marcas escuras. Consequentemente, essa condição faz com que muitas crianças sintam vergonha de seus dentes, o que pode criar problemas de auto-estima.

Morte

O pior perigo possível da ingestão do creme dental é a morte. Embora isso só aconteça em casos raros, ainda é uma possibilidade real, se um nível tóxico do flúor for ingerido por uma criança. Para uma criança comum de 2 anos de idade a ingestão de 60 mg de fluoreto é a dosagem letal típica. O problema é que uma embalagem de creme dental infantil de tamanho médio contém 143 mg de flúor. Consequentemente, a criança poderia ser envenenada e morrer depois de consumir menos da metade de uma embalagem de creme dental.

eHow Brasil
×