Quais são os perigos do mofo preto?

Escrito por kimberley jace | Traduzido por tamara loebe
Quais são os perigos do mofo preto?
Os venenos liberados pelo mofo podem até mesmo matar um pessoa que entrar em contato com eles (Photos.com/AbleStock.com/Getty Images)

O mofo preto também é conhecido como mofo tóxico por causa do efeito que pode ter sobre os seres vivos. Este parasita, que pode estar presente em casas, escolas e empresas, apresenta uma variedade de perigos. Os venenos (chamados de micotoxinas) liberados pelo mofo podem afetar negativamente a saúde ou até mesmo matar um pessoa ou animal que entrar em contato com eles. O mofo preto também pode destruir superfícies em casa; a contaminação deste mofo pode tornar uma casa inabitável.

Riscos respiratórios

O mofo preto pode entrar no corpo se o ser humano tocar ou inalar os esporos que ele liberou. Ao se alojarem no sistema respiratório, estes esporos podem causar uma variedade de problemas, incluindo sintomas de resfriado e gripe, dor de garganta, chiado no peito, congestão nasal, gotejamento nasal e sintomas de asma. A variedade mais perigosa de mofo para os riscos respiratórios é o aspergillus, que pode formar uma "bola fúngica" que vive nos pulmões, liberando agentes cancerígenos (agentes causadores de câncer), que podem ser fatais.

Riscos do sistema nervoso

O mofo preto também pode causar sintomas no sistema nervoso central, incluindo depressão, dores de cabeça, tonturas e fadiga. As pessoas raramente associam estes sintomas com a presença de mofo até notarem que se sentem completamente diferente quando estão em outro ambiente: a fadiga crônica desaparece durante um período de férias, ou a tontura ocorre apenas no ambiente de trabalho contaminado com mofo e desaparece quando o trabalhador está em casa. A Stachybotrys, uma variedade de mofo, pode causar sintomas neurológicos graves. A micotoxina dela foi considerada útil como um agente de guerra química.

Danos Físicos

O mofo preto se alimenta de qualquer superfície, e eventualmente a corrói. Mofos na superfície de uma jaqueta de couro pendurada em um armário úmido pode corroer o couro, prejudicando a sua aparência. O mofo também pode apodrecer um feixe de madeira, enfraquecendo-a até que ela não suporte mais a estrutura. Eles muitas vezes crescem e se espalham por trás das paredes e sob o piso, causando grandes danos antes de ser detectado.

Contaminações em construções

A contaminação de mofo em uma construção irá aumentar ao longo do tempo, pois as colônias de fungos crescem e se espalham. Quanto maior a quantidade de mofo, maior o perigo para os habitantes. Edifícios mofados não podem ser limpos; para erradicar o bolor é necessário arrancar e substituir todos os materiais contaminados, um serviço realizado por equipes especiais, com roupas apropriadas. O processo é, muitas vezes, mais caro do que o valor do edifício. Casas contaminadas com mofo podem ser consideradas inabitáveis, o que significa que não podem ser vendidas e devem ser demolidas.

Considerações

Os efeitos da exposição do mofo são acumulativos, tornando-se mais grave com o tempo. Doenças relacionadas com ele, muitas vezes, podem ser tratadas, mas são frequentemente diagnosticadas de forma errônea, pois a doença se parece com uma infecção bacteriana ou viral. Se você acha que está sofrendo de doenças relacionadas a exposição ao mofo, alerte seu médico. Se você acredita que está vivendo, trabalhando ou indo para a escola em uma estrutura contaminada por mofo, solicite uma inspeção profissional. Os proprietários do edifício podem ser considerados legalmente responsáveis por remover com segurança as substâncias tóxicas de seus edifícios. Limite o seu risco de saúde deixando qualquer edifício possivelmente contaminado, tomando cuidado para não trazer mobílias ou outros pertences contaminados com mofo com você. Use proteção respiratória, se você souber que está trabalhando em uma área contaminada por mofo.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível