Quais são os perigos se a porta da geladeira não fechar corretamente?

Escrito por lee morgan | Traduzido por bruno seixas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são os perigos se a porta da geladeira não fechar corretamente?
As portas nas geladeiras devem fechar corretamente para evitar perda de performance e perigos aos alimentos (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Com o tempo e o uso, a geladeira se desgasta, assim como qualquer outro eletrodoméstico. Os compressores quebram, as ventoinhas queimam e outros componentes precisam ser trocados por diversos motivos. Porém, uma parte simples da geladeira que pode ter um impacto importantíssimo em sua performance é a vedação da porta. A borracha que veda a porta quando fechada é uma parte muito importante do utensílio. A geladeira correrá vários riscos se a porta não estiver fechada corretamente.

Outras pessoas estão lendo

Refrigeração

O primeiro resultado de uma vedação ruim da porta da geladeira é a diminuição na capacidade de manter o ar frio dentro e o ar quente fora. Quando a porta é aberta, o ar frio dentro do compartimento de alimentos rapidamente escapa para a cozinha e o ar quente penetra aumentando a temperatura. Quando uma porta não fecha corretamente, acontece a mesma coisa. Se a vedação estiver realmente ruim, isso impede que a geladeira mantenha seus alimentos perecíveis a uma temperatura segura. Se a temperatura interna chegar a 4 ºC, pode haver a proliferação de bactérias que podem levar a um perigoso caso de intoxicação alimentar.

Condensação

Congelamento excessivo e acúmulo de umidade no interior da geladeira e do refrigerador podem ser resultado de uma uma porta insuficientemente vedada. A alta umidade pode causar gotas de água nas paredes internas da geladeira ou em outras superfícies. No compartimento do refrigerador, as temperaturas baixas podem transformar essas gotas em gelo e causar mais problemas. Quanto mais ar entrar na geladeira, maior será a umidade. Manter a porta fechada corretamente ajudará a manter a parte interna seca e funcionando corretamente.

Gasto de energia

A porta de uma geladeira que não fecha corretamente pode custar uma quantia significativa de dinheiro ao longo do ano. Isso pode ter um impacto em sua conta de luz. Conforme o ar frio escapa pela porta, o compressor tem que trabalhar muito mais para manter a temperatura, o que faz com que ele funcione mais do que deveria e use mais eletricidade. Além disso, se a porta não estiver completamente fechada, a luz no interior da geladeira poderá permanecer ligada, o que também gerará um gasto desnecessário de energia. Como a geladeira é o utensílio doméstico que mais consome eletricidade na sua cozinha, você deveria considerar a repercussão desse problema aparentemente simples.

Causas frequentes

Para que a porta da sua geladeira feche corretamente, primeiro será necessário descobrir qual é o problema. Existem diversos motivos que podem ocasioná-lo. Se a geladeira for nova, certifique-se de que não há nenhuma embalagem, como um pedaço de plástico ou espuma, que não foi removida. Tenha a certeza de que a porta foi montada corretamente. Além disso, cheque se não há nada no interior da geladeira, como algum alimento, gaveta ou embalagem, que esteja impedindo o fechamento adequado. Outras causas frequentes são sujeira ou borrachas danificadas. São elas que fazem com que a porta permaneça fechada, e podem não vedar corretamente se estiverem sujas ou rasgadas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível