Alimentação

Quais são os perigos de recongelar carne descongelada?

Escrito por terri williams | Traduzido por marina pastore
Quais são os perigos de recongelar carne descongelada?

As bactérias se multiplicam durante o processo de descongelamento

Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images

Há uma média de 665 surtos de doenças transmitidas por alimentos a cada ano no Brasil, com 13 mil pessoas afetas, segundo o Ministério da Saúde. Bactérias prejudiciais encontradas em carne bovina, aves, peixes e ovos crus e mal cozidos são a causa da maior parte de doenças provocadas pela comida. Já que as bactérias se multiplicam na temperatura ambiente, é importante reconhecer os perigos associados a recongelar carnes descongeladas e entender a importância da temperatura e do tempo na luta contra a contaminação bacteriana.

Outras pessoas estão lendo

Multiplicação de bactérias

Entre as temperaturas de 5 e 60 graus Celsius, as bactérias se multiplicam. Em 10 a 30 minutos, elas dobram, e no intervalo de três horas uma bactéria pode se multiplicar até uma legião de milhares. Um tipo de bactéria – a E. coli – tem diversas cepas, a maior parte das quais é inofensiva; mas algumas podem causar pneumonia, infecções do trato urinário e doenças respiratórias. A E. coli 0157:H7 pode danificar de forma severa o revestimento do intestino, causar falência renal e provocar a morte.

Carne descongelada na geladeira

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos afirma que alimentos descongelados na geladeira podem ser recongelados de forma segura um dia ou dois depois do descongelamento. De acordo com a Associação Canadense para a Educação do Consumidor sobre Segurança Alimentar, alimentos descongelados na geladeira que ainda tenham cristais de gelo ou sejam frios ao toque podem ser congelados novamente. Porém, a Universidade da Dakota do Norte adverte contra recongelar carne crua descongelada, porque as bactérias ainda estão crescendo enquanto a comida está na geladeira, apenas num ritmo muito mais lento.

Carne descongelada à temperatura ambiente

Carne descongelada fora da geladeira por mais de duas horas não deve ser recongelada. O limite de tempo cai para uma hora se a temperatura estiver acima de 32 graus Celsius. Observe que a carne que não é descongelada na geladeira deve ser descongelada em água fria em temperatura de 21 graus ou mais baixa, ou no micro-ondas, porque as bactérias se multiplicam rapidamente à temperatura ambiente. No entanto, a Associação Canadense para a Educação do Consumidor sobre Segurança Alimentar adverte contra recongelar carnes cruas descongeladas à temperatura ambiente, no micro-ondas ou em água fria.

Carnes descongeladas e cozidas

Carnes que tenham sido descongeladas e depois cozidas podem ser recongeladas. Cozinhar a carne completamente até uma temperatura interna segura destrói as bactérias, e a carne moída deve ser cozida até 70 graus Celsius. Observe que carnes cruas não devem ser consumidas, já que as bactérias ainda estão presentes neste estado. Sobras cozidas completamente devem ser congeladas dentro de três a quatro dias.

Alternativas para o descongelamento

Carnes congeladas duram muito tempo em estado congelado ininterrupto. Carnes cruas podem durar de quatro a 12 meses no freezer, carnes cozidas podem durar por dois a três meses, e carne moída cozida pode durar de três a quatro meses. Para minimizar os perigos de descongelar e recongelar a carne, considere dividi-la em porções pequenas e descongelar apenas a quantidade necessária.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media