Quais são os perigos de refrigeradores de amônia?

Escrito por eoghan mccloskey | Traduzido por alisson dantas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são os perigos de refrigeradores de amônia?
Os refrigerantes de amônia são comumente usados em ambientes comerciais e industriais (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Embora eles possam ser desconhecidos para donos de casa, os refrigerantes de amônia são comumente usados em ambientes comerciais e industriais, onde eles oferecem refrigeração poderosa e indispensável. Claro que, o amoníaco pode ser muito perigoso para a saúde humana. Felizmente, pela consulta de opinião com especialistas, você pode entender facilmente todos os possíveis perigos de refrigerantes de amônia e como evitar riscos para a saúde.

Outras pessoas estão lendo

Amônia

Como a amônia é o ingrediente operatório em refrigeradores de amónia, a maioria dos perigos associados a esses compostos envolve a simples exposição a ela. De acordo com a Environmental Protection Agency (Agência de proteção ambiental) e com a Occupational Safety & Health Administration (Administração de saúde e segurança no trabalho) a amônia é um gás tóxico, e é corrosivo para a pele, olhos e pulmões. O amoníaco também é inflamável em concentrações de ar de 15% a 28% e pode ser fatal para os seres humanos a uma concentração de 300 partes por milhão (ppm). Embora a amônia tenha um odor notável e ruim, a maioria das pessoas consegue escapar de um acúmulo de amônia em uma sala antes que ela possa chegar a níveis tóxicos.

Perigos dos refrigeradores

Os sistemas de refrigeração por amônia funcionam colocando essa substância sob intensa pressão. A exposição acidental aos seres humanos é mais provável nesta circunstância, uma vez que grandes quantidades de amônia podem ser liberadas para o ar mais rapidamente. Equipamento industrial que usa refrigeradores de amônia também muitas vezes usa óleo lubrificante, e várias explosões no ambiente de trabalho têm sido atribuídas ao vazamento desse óleo para o refrigerador de amônia. Além disso, no local de trabalho, há uma maior probabilidade de que uma fonte de ignição esteja presente e que possa incendiar e libertar amoníaco gasoso rapidamente.

Segurança no trabalho

De acordo com a Environmental Protection Agency (EPA), qualquer empresa que utiliza refrigeradores de amônia em qualquer capacidade deve treinar cuidadosamente todos os funcionários que estejam operando o equipamento, e certificar-se de que o pessoal entende todos os possíveis perigos de usar o equipamento e como evitar acidentes. A EPA também aconselha as empresas para tomarem cuidados, especialmente ao manusearem óleo devido aos perigos de sua contaminação de amônia através de medidas, como o uso de uma válvula de esfera com mola, com a válvula de drenagem em todo o óleo e para bombear e isolar o sistema de refrigeração completamente antes de mudar o mesmo.

Segurança pessoal

Se você está preocupado com a redução de riscos no local de trabalho em que são utilizados refrigeradores de amônia, sempre siga todas as normas de segurança mandadas pela empresa no local de trabalho. Se você alguma vez sentir o cheiro de amônia, saia da sala imediatamente, procure ar fresco e relate o possível vazamento de amônia para o seu empregador imediatamente. Se você acha que o empregador pode estar negligenciando os regulamentos de segurança relativos aos refrigerantes de amônia, relate o problema para o setor responsável imediatamente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível