Quais são os perigos de respirar mofo?

Escrito por nancy chen | Traduzido por ricardo castiglioni
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
 Quais são os perigos de respirar mofo?
Respirar mofo pode desencadear ataques de asma em algumas pessoas (medicine spray for treating asthma isolated image by dinostock from Fotolia.com)

Existem muitas espécies diferentes de fungos. Mofos que crescem ao ar livre contribuem grandemente para o ambiente natural; eles ajudam a decompor árvores, folhas e outras matérias orgânicas mortas, de acordo com o Departamento de Saúde e Serviços Sênior do Missouri, EUA. Há muita preocupação referente ao mofo existente em ambientes internos, no entanto, pois ele pode danificar a estrutura da casa e materiais de construção. Além disso, a exposição aos fungos pode causar problemas de saúde graves em indivíduos saudáveis e também naqueles com alergias ou sistemas imunológicos sensíveis.

Outras pessoas estão lendo

Reações alérgicas

Algumas pessoas podem desenvolver reações alérgicas após respirar bolor e mofo. Os sintomas comuns de alergia incluem corrimento nasal, espirros, olhos irritados ou lacrimejantes e congestão nasal. A gama de sintomas, bem como a severidade das alergias, variam dependendo do nível de sensibilidade de cada pessoa, de acordo com Departamento de Saúde do Estado de Nova Iorque.

Asma

A exposição a mofo e esporos de mofo pode desencadear ataques de asma. O mofo é um alérgeno muito comum; na verdade, o Departamento de Saúde Pública da Carolina do Norte, EUA, afirma que mais da metade de todos os asmáticos têm alergias respiratórias causadas pelo mofo. Algumas pessoas apresentam sintomas moderados, enquanto outras podem ter reações fatais quando respiram mofo; os sintomas podem incluir tosse seca, chiado, aperto no peito, falta de ar e incapacidade de respirar.

Infecções

O mofo pode desencadear infecções respiratórias e nos pulmões em algumas pessoas. Quando vivo, ele entra nos tecidos dos pulmões ou trato respiratório e começa a crescer dentro do corpo. No entanto, isso não é uma preocupação de saúde significativa para indivíduos saudáveis; pelo contrário, aqueles com sistema imunológico reprimido ou enfraquecido devido a uma doença ou ingestão de medicamentos imunossupressores correm um risco maior de adquirir uma infecção respiratória pelo mofo.

Efeitos tóxicos

Pode ocorrer envenenamento quando os indivíduos respiram ou ingerem quantidades significativas de determinados tipos de mofos. Micotoxinas, ou toxinas de mofo, só podem florescer sob condições específicas, particularmente superfícies que estão sempre molhadas ou úmidas e são feitas com alto teor de celulose. O envenenamento acontece porque as células de mofo produzem toxinas que podem causar efeitos adversos nas pessoas. Os sintomas relatados incluem hemorragia no nariz e pulmonar, náusea, vômitos e problemas neurológicos, de acordo com o Departamento de Saúde do Missouri.

Apesar dessas afirmações, não há pesquisas suficientes sobre os efeitos tóxicos do mofo e se os sintomas estão associados com a sua inalação. O que não se sabe com certeza é se respirar mofo pode causar reações alérgicas, asma e infecções respiratórias nas pessoas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível