×
Loading ...

Quais os perigos de ser um zoólogo

Atualizado em 17 abril, 2017

Os zoólogos, também conhecidos como biólogos animais, são cientistas que estudam a fauna. De acordo com a State University, alguém deve ter diploma de doutorado para virar zoólogo. Eles são normalmente empregados por universidades, zoológicos, museus e agências governamentais. Os zoólogos estudam animais em seus habitats naturais e em laboratório. Estudam as origens e o desenvolvimento das espécies, habitats e comportamentos, bem como as interações entre animais e ambiente, de acordo com a State University. Como com muitos cargos, entretanto, existem vários perigos e ameaças associados a ser um zoólogo.

Herpetologistas são zoólogos que se especializam em répteis (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Ataques de animais

Parte do trabalho de um zoólogo é estudar e trabalhar com animais em seus habitats. Quando se trabalha com animais selvagens em seus habitats naturais ou em zoológicos, há sempre a possibilidade de um ataque. Embora os zoólogos sejam treinados para evitar os perigos, os animais podem ser imprevisíveis. Por exemplo, um herpetologista lida com répteis e deve fazer cursos de treinamento sobre como lidar adequadamente com cobras e outros animais perigosos. Há sempre uma chance de ser mordido ou atacado.

Loading...

Trabalho excessivo

Os zoólogos passam uma grande parte das carreiras no laboratório fazendo pesquisas e experiências. Isso é feito para estudar sintomas e encontrar curas para doenças. No intuito de encontrar curas, os zoólogos podem precisar trabalhar dia e noite. Às vezes são necessárias 24 horas de trabalho para certos estudos serem bem sucedidos. Isso pode ser muito esforço para um zoólogo e sua família. Também pode levar a efeitos na saúde, como o estresse. Aqueles que trabalham demais também estão mais propensos a cometer erros e ressentir-se de trabalhadores que não estão no mesmo ritmo que eles.

Perda de emprego

Os zoólogos normalmente trabalham para universidades, zoológicos, museus e organizações de administração da vida selvagem. A maioria das organizações recebem parte de financiamento governamental, seja a nível da cidade, país ou estado. Em épocas de orçamentos apertados, há potencial para cortes nessas áreas. Por exemplo, de acordo com o Austin Daily Herald, em junho de 2011, uma disputa de orçamento ameaçava demitir milhares de empregados em Minnesota, incluindo zoólogos em programas governamentais.

Isolamento social

Zoólogos devem, por vezes, observar animais em seus habitats naturais, que podem estar a quilômetros de distância da civilização. Eles podem precisar ficar lá por muitos dias da semana, com contato limitado com outros humanos. Embora o isolamento social possa não parecer perigoso, o Consumer Reports afirma que alguém que tem uma vida social pobre tem duas vezes mais chance de morrer mais cedo do que os de redes sociais fortes. De acordo com o site, esse é um grande risco, maior do que fumar cigarros, obesidade e alcoolismo.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...