Quais plantas carnívoras não são venenosas para gatos ?

Escrito por kathy imbriani | Traduzido por aline abreu
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais plantas carnívoras não são venenosas  para gatos ?
Gatos e plantas (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Os donos amam seus gatos, não há dúvida. As evidências de gatos como animais de estimação datam de 8000 anos atrás, mesmo antes dos egípcios os retratarem nas pinturas das paredes das tumbas. Mas assim como as crianças, que é como nós os tratamos, os gatos colocam qualquer coisa que caiba em suas bocas - sapatos, pernas de cadeira, as beiradas dos porta-retratos e, o que é mais irritante, as plantas.

Outras pessoas estão lendo

Mastigando plantas

Os veterinários não têm uma explicação clara do porquê dos gatos comerem plantas, mas existem várias teorias em comum. Os gatos são onívoros, apesar de sua bem conhecida reputação como predadores, e precisam de fibra em sua dieta. Os gatos de rua não obtém fibras suficientes das substâncias intestinais de suas presas. Comer grama e plantas pode ser um suplemento. A aquisição de fibras adicionais pode ser uma forma de ajudar os gatos a eliminarem as bolas de pelo de seu sistema digestivo. Fibras demais podem agir de maneira emética, levando o gato a vomitar a bola de pelo, o que os alivia, reforçando o comportamento de comer plantas. Mas a explicação mais simples pode ser curiosidade. Os gatos são criaturas curiosas e as plantas, especialmente aquelas recém-chegadas, trazem cheiros novos e atraentes, que requerem uma investigação mais próxima.

Tóxico x não-tóxico

Nenhuma das comumente propagadas plantas carnívoras é considerada seriamente tóxica para os gatos. Existem alguns relatos sobre as nepentes, ou plantas asiáticas de vaso, que poderiam causar um desconforto digestivo moderado quando ingeridas por gatos, mas nenhum efeito duradouro ou sério foi relatado. A Sociedade Americana pela Prevenção contra a Crueldade com os Animais possui uma lista de plantas consideradas tóxicas ou não para os gatos, de acordo com os veterinários.

Plantas carnívoras saborosas

Das plantas carnívoras que crescem em plantação, as dróseras parecem ser as que os gatos mais gostam de destruir. As dróseras compõem uma das maiores famílias de plantas carnívoras. Seus tentáculos, usados para capturar insetos azarados, possuem mucilagem em suas pontas, uma substância grudenta que normalmente se assemelha com o orvalho fresco da manhã, e parece irresistível para os gatos.

Plantas menos preferidas

As armadilhas das sarracênias e das vênus são conhecidas por terem um gosto azedo e não parecem atrair aos gatos, que desdenham coisas com esse sabor.

Medidas preventivas

Apesar de nem todas as plantas serem tóxicas para os gatos, as plantas mastigáveis podem ser perigosas no geral. A horticultura é uma indústria em crescimento, e com ele vem a introdução de novas plantas importadas de países estrangeiros devido às suas qualidades exclusivas e desejáveis. Muitas dessas plantas não foram testadas em relação às suas toxinas, então a precaução é sempre uma boa ideia ao levar novas plantas para uma casa com gatos. Uma forma de dissuadir os gatos de mastigar as plantas é borrifar a folhagem com um spray de maçã azeda, um cítrico ou um de pimenta negra. Fornecer um substituto como grama para gatos, disponíveis em pet shops, pode manter seu gato ocupado e longe de suas plantas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível