Quais plantas caseiras são melhores para purificar o ar?

Escrito por darcy logan | Traduzido por ninah coracini
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais plantas caseiras são melhores para purificar o ar?
Para remover toxinas, é necessário um planta com cerca de 35 cm para cada 10 m² de espaço (観葉植物 image by zonomuro from Fotolia.com)

A NASA não é uma organização que você pensaria estar em conexão com plantas de interiores, de modo que é possível se surpreender ao descobrir que um dos estudos mais importantes sobre plantas caseiras foi feito por ela. Na década de 1990, ela realizou um estudo para determinar a eficiência das plantas na remoção de substâncias tóxicas do ar. As que eram mais eficientes e limparam o ar, não foram algumas variedades raras, mas plantas caseiras comuns que não são apenas fáceis de encontrar, mas fáceis de cultivar. Saber qual planta escolher, dependerá de que químico está procurando remover de seu ar.

Outras pessoas estão lendo

Plantas que removem formol

O formol , ou formaldeído, é um composto químico comumente encontrado em materiais de construção e painel de aglomerado ou móveis de MDF. Ele também pode ser encontrado em germicidas, fungicidas industriais e desinfetantes, bem como em produtos de limpeza, em apoios de tapete e produtos de papel para consumo. Quando presentes no ar, podem causar lacrimejamento dos olhos, sensações de queimação nos olhos, nariz e garganta, irritação da pele, náuseas, tosse e chiado.

A melhor planta para a remoção de formol é a palmeira bambu (Chamaedorea sefritzii). Outras plantas boas para sua remoção incluem tanto a dracena (Dracaena deremensis Janet Craig) como a dracena vermelha (Dracaena marginata), o lírio da paz (Spathiphyllum spp.), o clorófito (Chlorophytum comosum vittatum) e a espada-de-são-jorge (Sansevieria trifasciata). Essas plantas foram capazes de remover até 90% do formaldeído encontrado no ar.

Quais plantas caseiras são melhores para purificar o ar?
Seus armários de cozinha são uma fonte comum de formaldeído em sua casa (modern kitchen with cabinets image by redking from Fotolia.com)

Plantas que removem o benzeno

O benzeno é uma substância química comumente encontrada na fumaça do tabaco. Ele é também usado como solvente em tintas, toners, óleos, plásticos, produtos de limpeza de borracha e gasolina. A exposição ao benzeno pode causar dores de cabeça, sonolência, perda de apetite e distúrbios psicológicos. Entre as três melhores plantas na sua remoção estão essas flores: a gérbera (Gerbera jamesonii), o crisântemo (Crisântemo morifolium) e o lírio da paz (Spathiphyllum spp.). Juntamente com dracenas e as heras inglesas (Hedera helix), essas plantas são capazes de remover até 80% do benzeno no ar de acordo com o estudo da NASA.

Quais plantas caseiras são melhores para purificar o ar?
As gérberas podem ter flores brancas, amarelas, alaranjadas, vermelhas ou rosas para limpar seu ar (gerbera daisy in a cup image by Efinfoto from Fotolia.com)

Plantas que removem o tricloroetileno (TCE)

O TCE, ou tricloroetileno, é um solvente encontrado em tintas, lacas, vernizes, adesivos e tintas de impressão. Ele atua quase como o álcool, neste caso deprime o sistema nervoso central e pode causar dores de cabeça, tontura e confusão. A exposição a longo prazo pode provocar danos no fígado, no rim e provocar câncer. A melhor planta para remover o TCE também é o melhor na remoção de benzeno: a gérbera. Outras no topo da lista incluem as mencionadas na remoção de formaldeído, como a palmeira bambu, o lírio da paz e dracenas.

Quais plantas caseiras são melhores para purificar o ar?
Os lírios da paz são purificadores de ar atraentes que são claros e luminosos e filtram a luz (peace lily image by Ronnie Howard from Fotolia.com)

Monóxido de carbono

A queima é uma das fontes comuns de monóxido de carbono no lar. Lareiras, fogões a gás, caldeiras de aquecimento central e cigarros, tudo libera monóxido de carbono no ar. Inalado, ele pode causar tonturas, dores de cabeça e até mesmo a morte. Todas as plantas mencionadas anteriormente também são boas na remoção do monóxido de carbono, e também os crisântemos, a jiboia (Epipremnum aureum) e os filodendros (Philodendron scandens oxycardium).

Quais plantas caseiras são melhores para purificar o ar?
Cultivar crisântemos dentro de casa e não fora, pode ajudá-lo a respirar melhor (Chrysanthemums image by Gabriela from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível