×
Loading ...

Quais plantas domésticas são venenosas para cães?

Atualizado em 20 julho, 2017

É sabido por todos que plantas como a hera venenosa e a erva-moura podem ser tóxicas para seres humanos e animais. No entanto, mesmo algumas plantas que são seguras para nós podem ser perigosas para seus animais de estimação. Antes de adotar um cachorrinho ou comprar uma nova planta para sua casa, verifique se as novas ou já existentes trarão algum perigo para os bichinhos.

Mantenha plantas tóxicas fora do alcance do seu cachorro (The dog image by Beausoir from Fotolia.com)

Frutas

Muitas frutas consumidas por seres humanos podem representar uma séria ameaça para os cães. As sementes de maçãs, damascos, pêssegos e peras contêm cianeto e podem resultar em doença ou até mesmo morte, se consumidas por seu cão. Procure por sintomas como vermelhidão nos olhos e respiração difícil e ofegante. Os frutos de abacate, limão, lima, laranja e toranja não são fatais se consumidos, mas podem causar diarreia, vômito e desidratação.

Loading...

Flores

Há dezenas de flores que podem causar problemas quando ingeridas por cães, como a vinca-de-madagascar, que pode provocar vômitos, diarreia, coma ou morte. Um cachorro que ingerir lírio-da-paz pode sofrer de dificuldade de deglutição e aumento da salivação. A dama-da-noite provoca tremores e convulsões que duram vários dias, bem como falta de coordenação geral. Os sintomas também podem variar dependendo da parte da planta que o cão comer. Por exemplo, comer o bulbo de um narciso pode causar irregularidades no batimento cardíaco e convulsões. Dada a variedade de possíveis sintomas, o melhor é manter todas as plantas com flores fora do alcance do seu cão.

Ervas

As ervas são frequentemente cultivadas em casa, pois não necessitam de muito espaço para crescer, e muitas delas são tóxicas para cães. O alho, por exemplo, causa irritação estomacal resultando em vômito e diarreia. A salsa causa hipersensibilidade à luz.

Folhas

As folhas de algumas plantas bastante comuns podem não só causar problemas quando ingeridas, mas também podem ser nocivas apenas pelo contato com a pele do seu cão. Os óleos encontrados nas folhas de camomila e da figueira podem, por exemplo, causar erupções cutâneas, além de vômitos, diarreia, depressão ou aumento da salivação.

Plantas medicinais

As plantas cultivadas em casa por suas propriedades medicinais podem causar aborrecimento, se ingeridas por cães. Além da camomila mencionada anteriormente, o eucalipto e a babosa também têm propriedades tóxicas. A ingestão de eucalipto pode causar fraqueza, depressão e diarreia. A babosa pode causar sintomas que variam desde urina sem cor até tremores, depressão e anorexia.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...