Quais plantas floridas posso colocar em um banheiro não iluminado?

Escrito por sara john | Traduzido por patricia guido
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais plantas floridas posso colocar em um banheiro não iluminado?
As condições do banheiro com pouca luz limita a seleção das plantas (Medioimages/Photodisc/Valueline/Getty Images)

Fazer uma planta crescer dentro de casa é uma perspectiva difícil, já que a exposição ao sol é muitas vezes limitada. Com pouco sol, as plantas floridas podem ter dificuldades para crescer e produzir adequadamente. Além disso, se as técnicas corretas de irrigação não forem seguidas, os riscos de doenças aumentam. Geralmente, o banheiro tem mais umidade do que o resto da casa, e isso vai ajudar com o crescimento de bactérias e fungos. Para entender essas condições, devemos escolher plantas que se desenvolvem em condições interiores com pouca luz, algumas se dão melhores do que as outras.

Outras pessoas estão lendo

Condições de luz

Geralmente a iluminação do banheiro é feita pela janela ou por fontes artificiais, como as lâmpadas. Para banheiros, onde a iluminação através da janela é a única opção, há uma série de plantas que vão prosperar tanto com a luz solar direta ou filtrada. Já onde a luz artificial está disponível, as opções são mais limitadas, mas ainda assim algumas delas se darão bem. Uma escolha inteligente será o segredo para ter plantas saudáveis no banheiro.

Violetas, lírios e orquideas

Violetas africanas (Saintpaulia) são, de acordo com a Purdue University, as plantas com flores mais presentes nas casas americanas. Eles crescem com facilidade e prosperam nas condições úmidas do banheiro. Elas vêm em uma ampla variedade de tamanhos, de miniaturas de não mais de 15 cm de diâmetro a grandes variedades de 40 cm de diâmetro. As opções de cores variam entre tons de azul e roxo até vermelho e branco. Algumas variedades são de uma cor ou multicolorida. O local ideal para elas crescerem é na frente de uma janela, e à medida que forem crescendo e florescendo, é melhor uma exposição parcial do sol. Lírios da paz (Spathiphyllum) são ideais para o cultivo dentro do banheiro, pois eles prosperam em condições quentes e úmidas e se dão bem com a luz filtrada. As orquídeas têm cerca de 30.000 espécies, o que significa uma grande diversidade de tamanhos, formas e cores, mas também significa que a seleção adequada é fundamental para a manutenção da saúde da planta. Todas as orquídeas necessitam de alta umidade e luz indireta durante o verão. Durante o inverno, será necessário colocar a orquídea em uma área altamente iluminada.

Begonia e bromélias

Os membros da família da begônia são amplamente utilizados para trazer a cor a paisagens ao ar livre, mas também são uma excelente escolha para banheiros com pouca luz. Elas são uma espécie resistente que exige poucos cuidados para produzir muitas flores. Begônias prosperam em áreas úmidas e ficam melhores quando expostas à luz fluorescente ou natural. A quantidade exata de luz pode variar um pouco dependendo do tipo específico de begônia. Bromélias são uma opção de aparência exótica para dentro de casa, e de acordo com a Colorado State University, elas são maravilhosas para melhorar a qualidade do ar interior. Elas ficam melhores em áreas úmidas, e podem precisar de água algumas vezes por semana. A sua saúde e o seu crescimento vão piorar com nenhuma exposição a luz, mas as flores ainda vão florescer.

Opções de plantas que não florecem

O bambu da sorte é uma planta que não floresce e é muito usado em ambientes fechados. Ele se dá bem em condições variadas, mesmo quando é exposto a pouca ou nenhuma luz solar. Se houver a luz solar, ela deve ser filtrada para manter a planta saudável. A aspidistra (Aspidistra elatior) vai prosperar com quase nenhuma ajuda. Ela fica melhor com pouca ou nenhuma exposição ao sol e é preciso deixar a terra secar entre as regas. Ocasionalmente aparecerão flores marrom-roxa. A aglaonema é conhecida por sua folhagem com dois tons e crescimento fácil. Estas plantas crescem melhor em areas com pouca luz, mas elas não gostam de frio, por isso deve ficar bem longe das saídas de ar condicionado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível