×
Loading ...

Quais praias têm água azul-turquesa?

Atualizado em 21 novembro, 2016

A água encontrada em rios, lagos e oceanos é incolor, a menos que esteja suja. No entanto, ela pode parecer azul ou turquesa, porque a luz do sol é dispersada na areia e em outras partículas em suspensão nela. Enquanto as águas profundas do oceano são muitas vezes azul-escuro, as águas rasas perto das praias apresentam cores mais claras de turquesa, porque a luz solar é refletida na areia e em recifes perto da superfície. As praias com águas azul-turquesa podem ser encontradas em vários lugares ao redor do mundo e muitas vezes atraem um elevado número de turistas.

Fernando de Noronha é uma reserva natural e um destino requisitado do Brasil (AnnaLauraWolff/iStock/Getty Images)

Fernando de Noronha

Fernando de Noronha é um arquipélago de 21 ilhas no nordeste do Brasil. A ilha principal, com o mesmo nome, é a maior e a única habitada. O Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha foi criado em 1988 para proteger as espécies que vivem nas águas azul-turquesa que cercam as ilhas.

O turismo é desenvolvido de forma sustentável nas praias. Entre as mais famosas estão a Praia do Leão, que tem rochas que lembram leões marinhos; Praia da Atalaia, rica em recifes de corais e vida marinha, com acesso limitado a um pequeno número de pessoas a cada dia; Praia do Padre, com mais de 0,8 km de extensão e popular entre os surfistas, já que oferece ondas de até 4,5 metros de altura.

Loading...

Praias de Mykonos

Parte do arquipélago de Cyclades, a ilha grega de Mykonos é famosa por suas praias de areia branca e águas azul-turquesa. Ornos e Aghios Loannis são duas das praias mais movimentadas de lá. Mykonos tem um total de 23 praias.

Outras praias incluem Paradise e Super Paradise, as favoritas de multidões de jovens; Agrari e Elia, localizadas na costa sul e popular entre os nudistas; Houlakia, uma das poucas praias de seixos em Mykonos, é uma enseada remota na costa norte e ideal para o isolamento total; Aghios Sostis, uma das praias mais tranquilas; Paranga é uma praia do sul com um animado bar e cena musical, e Platis Gialos, que fica muito lotada durante os meses de verão.

Riviera Maia

A Riviera Maia é uma área de mais de 120 quilômetros de costa do Caribe mexicano, entre Puerto Morelos e Carillo Puerto. A água azul turquesa é uma característica das praias dessa área, incluindo Tulum, Puerto Aventuras, Akumal, Quintana Roo e Playa del Carmen.

A área também oferece quilômetros de praias solitárias e virgens, onde os visitantes podem desfrutar da observação de aves, mergulhos comuns e em cavernas, e passeios a cavalo. Apenas a uma viagem de 35 minutos de balsa, a partir da costa, está a Ilha de Cozumel, rodeada por recifes de corais e praias cristalinas. É a maior ilha do México e um dos principais destinos do mundo para mergulho.

Turquoise Bay

Localizada no oeste da Austrália, Turquoise Bay está perto de Cape Range National Park e Ningaloo Coral Reef. Como o nome sugere, as praias de Turquoise Bay têm águas azul-turquesa e estão entre as melhores da Austrália para mergulho e natação.

Os visitantes podem admirar as 500 espécies de peixes que vivem dentro e ao redor do recife de corais coloridos. Turquoise Bay fica a quase 60 quilômetros de Exmouth. Os voos de ligação de Exmouth para Perth levam cerca de 2 horas e meia.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...