Quais são as principais ameaças externas e internas a um site de e-commerce?

Escrito por gissimee doe | Traduzido por diego feijo cabral silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são as principais ameaças externas e internas a um site de e-commerce?
Os sites de e-commerce estão sujeitos a muitos tipos diferentes de ameaças. (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

O e-commerce envolve todo o tipo de transação comercial através de sistemas eletrônicos. As transações nesse tipo de site ocorrem na internet, intranet ou extranet, e são utilizadas redes internas que podem realizar a interface com a web. A natureza do e-commerce traz riscos internos e externos, tanto para o site como para os sistemas comerciais com os quais ele está conectado. As ameaças externas para uma página podem vir de várias fontes, incluindo o ambiente macroeconômico e os riscos associados com a internet e as redes relacionadas externas. Já as ameaças internas podem partir dos funcionários, dos processos comerciais e de rede internos e do gerenciamento.

Outras pessoas estão lendo

Gerenciamento

A maior ameaça interna a um site de e-commerce é uma má gestão. Se ela não estiver comprometida em garantir a segurança, disponibilizar orçamentos para a aquisição de licenças de softwares antivírus e manter as redes internas fortalecidas, a página estará vulnerável a ataques, assim como todos os sistemas internos com os quais ela estiver conectada. O ideal é que o sistema seja submetido regularmente a auditorias de segurança de TI para assegurar que a segurança seja otimizada e quaisquer problemas potenciais possam ser evitados ou resolvidos o mais rápido possível. Em empresas menores, o gerenciamento pode ter outras prioridades e deixar o site vulnerável por padrão.

Fraude

Os sites de comércio eletrônico são vulneráveis a fraudes de fontes internas e externas. Essas atividades incluem a fraude do cartão de crédito, expondo o site à ameaça de clientes e fontes externas, e a fraude interna, com as transações ilegais sendo introduzidas no sistema através do back-end por funcionários desonestos. Transações fraudulentas que pareçam idênticas às legítimas também podem ser introduzidas no sistema por hackers ou cavalos de troia.

Segurança

Os problemas de segurança do e-commerce estão relacionados à rede comercial interna e à interface entre as transações do cliente e a rede. Os hackers constituem uma ameaça à segurança da rede, pois eles podem obter acesso aos sistemas internos através da página de comércio eletrônico. Essas ameaças podem ser atenuadas com o uso de um firewall entre o site e a rede interna, e pela encriptação dos dados transacionais.

Vírus

Os vírus de computador e os softwares maliciosos são algumas das maiores ameaças aos sites de comércio eletrônico. Os vírus se originam de fontes externas e podem corromper os arquivos quando introduzidos em uma rede interna, além de interromper ou destruir completamente o sistema do computador e as operações da página. Os softwares maliciosos como cavalos de troia constituem uma ameaça ainda maior, pois eles podem captar informações do lado do cliente antes que qualquer programa de encriptação possa fazer efeito. Eles também podem se fazer passar por um cliente e transmitir códigos maliciosos ao servidor do site, fazendo desse um problema interno.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível