×
Loading ...

Quais os principais movimentos de articulação e musculares envolvidos em um alongamento do abdutor do quadril?

Manter a força dos músculos abdutores do quadril é essencial à boa postura e ao movimento sem dores. Os abdutores ajudam a estender a perna lateralmente, para longe da parte central do corpo, e mantêm o quadril estável para atividades de sustentação de peso, como caminhadas, corridas, escaladas e equilíbrio em uma perna. Abdutores fracos contribuem para quedas, principalmente para os mais velhos. Os exercícios de alongamento dos músculos abdutores aumentam sua estabilidade e flexibilidade.

Os abdutores estabilizam os quadris para o equilíbrio numa perna só (young girl dance exercises image by david hughes from Fotolia.com)

Ações do músculo

Seis ações básicas facilitam o movimento do quadril. De acordo com o site ExRx.net, os movimentos do quadril envolvem a flexão – dobrar a perna; extensão – estender a perna; adução – movimento na direção do tronco; abdução – movimento para longe do corpo; rotação medial – virar a perna para dentro com os dedos de um pé virados para os do outro; e rotação lateral – virar a perna para fora, com os dedos apontando para longe do corpo.

Loading...

Gluteus medius

De acordo com a Universidade de Virginia, há três músculos principais usados na abdução; o glúteo médio, o glúteo mínimo e o tensor da fáscia lata. Como na ilustração do site da universidade, o glúteo médio se liga à parte posterior da pélvis no ílio e se insere no trocânter do fêmur. Ele é um músculo que facilita a abdução e rotação interna do quadril e ajuda na flexão e extensão. De acordo com o site TotalJoints.info, um glúteo médio forte evita que a pélvis se mova quando você leva o peso do corpo de uma perna para outra durante o caminhar.

Glúteo mínimo

O glúteo mínimo é outro abdutor primário. Ele é menor que o glúteo médio e também se prende ao ílio e se insere no trocânter maior. É outro músculo que ajuda a perna a se rotacionar para dentro.

Tensor da fáscia lata

O tensor da fáscia lata se liga ao ílio e se insere no trato iliotibial. É um músculo que serve de abdutor e flexor primário. Ele auxilia na rotação interna e na extensão do joelho.

Abdutores secundários

Alguns músculos servem como abdutores secundários, como uma parte do glúteo máximo e seis rotadores externos profundos. O glúteo máximo é o maior músculo do corpo. Ele se liga ao ílio, sacro e ao cóccix e se insere no trato iliotibial. É um músculo que funciona primordialmente como extensor.

Ligamentos

Alguns alongamentos envolvem articulações do joelho e do quadril. Um exemplo é a "concha", ilustrada no site TeamRunningFree.com, que requer a dobra dos dois joelhos enquanto você deita de lado e gira a perna para cima e para fora. Outro alongamento do quadril com os joelhos dobrados é o "rotador interno de quadril sentado", ilustrado no site ExRx.net. Esse exercício, executado sentado no chão ou num tapete, requer que se mantenha uma perna reta e a outra com o joelho dobrado e descansando ao lado, sob a perna reta. Empurrar a perna dobrada para baixo com a parte de trás do joelho da perna reta estimula o glúteo médio e o mínimo.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...