Quais são as principais teorias usadas para definir a psicologia?

Escrito por matthew giobbi, ph.d. | Traduzido por rúben carlos esteves
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são as principais teorias usadas para definir a psicologia?
Após 140 anos da fundação da psicologia acadêmica, a área precisa de achar um consenso sobre a sua definição (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

A área da psicologia é composta por, no minimo, sete escolas do pensamento. Cada uma delas considera o campo da psicologia de forma diferente. Após 140 anos da sua criação, a psicologia acadêmica continua a ser um conjunto de escolas teóricas diferentes sem uma abordagem única ou sem um consenso sobre o seu significado.

A maioria dos psicólogos e autores de livros da área da psicologia denominam-se psicólogos cognitivos. A definição de psicologia que você encontra na maioria dos livros reflete a orientação cognitiva desses autores.

Outras pessoas estão lendo

Psicologia Cognitiva

Desde 1970 que a maioria dos psicólogos denomina-se psicólogos cognitivos. Eles encaram o cérebro como um computador. A escola cognitiva do pensamento privilegia a metodologia experimental e o método científico. A psicologia cognitiva é uma psicologia terapêutica e uma disciplina de investigação.

Existe uma definição de psicologia comum proposta pelos psicólogos cognitivos que é o estudo científico dos processos comportamentais e mentais.

Psicologia Biológica

A psicologia biológica foca sua atenção nos sistemas comunicativos nervoso, endócrino e genético. As três perspetivas fundamentais deste tipo de psicologia são: a materialista, a mecanicista e a reducionista.

O materialismo é a teoria que explica que todos os fenômenos psíquicos ou mentais são provocados por substâncias materiais como químicos, células neurológicas ou genes.

O mecanicismo é a crença de que o cérebro funciona de uma forma mecânica e precisa como um relógio, sendo guiado por leis.

A perspetiva reducionista acredita que os elementos materiais podem ser explicados quando separados nos seus constituintes mais simples.

Uma definição biológica da psicologia poderia ser: o estudo científico das fundações biológicas dos processos comportamentais e mentais.

Psicologia evolucionista

Psicólogos evolucionistas tentam perceber o pensamento, o sentimento e o comportamento como estratégias de reprodução e sobrevivência. Os psicólogos evolucionistas exploram o aspecto funcional dos fenômenos psicológicos e do comportamento segundo as pressões sociais e do meio ambiente.

A psicologia evolucionista é o estudo dos processos evolucionistas que moldam os processos comportamentais e mentais.

Psicologia Psicodinâmica

Sigmund Freud criou a nova ciência da psicanálise em 1890. Ela incluía técnicas que buscavam pesquisar os aspetos da psique que não eram diretamente observáveis. O conceito teórico do inconsciente está na base da investigação promovida pela psicodinâmica.

Existem muitas escolas do pensamento dentro da psicanálise, genericamente designadas como teorias psicodinâmicas. Embora algumas dessas escolas adotem o método científico, a maioria considera a investigação experimental como superficial e ingênua. Os psicólogos psicodinâmicos são psicólogos terapêuticos, mas a investigação psicanalítica tornou-se cada vez mais popular nos estudos jornalísticos, culturais, artísticos e literários.

A psicologia psicodinâmica é o estudo dinâmico do inconsciente pessoal e coletivo da psique.

Psicologia Humanista

Psicólogos humanistas rejeitam o método de investigação experimental focando o seu interesse no potencial humano, na autorrealização e nos laços sociais. Os psicólogos humanistas são considerados psicólogos terapêuticos.

A psicologia humanista pode ser definida como o estudo holístico da capacidade humana, da espiritualidade e da autorrealização.

Psicologia Comportamentalista

O comportamentalismo foi a perspetiva dominante da psicologia americana desde o início do ano 1900 até 1960. Os psicólogos comportamentalistas apresentavam-se como simples cientistas do comportamento. Os behavioristas investigaram duas teorias de aprendizagem: o condicionamento associativo e o operante.

A definição da psicologia usada pelos psicólogos comportamentalistas é o estudo científico do comportamento.

Considerações

A maioria dos filósofos da ciência e dos sistemas da psicologia consideram a área como um conjunto de teorias diferentes e de diversas orientações de investigação. Discute-se qual será a definição dessa disciplina acadêmica no futuro mas, neste momento, as escolas cognitiva, biológica e evolucionista dominam a psicologia acadêmica.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível