Quais são os problemas de poluição na floresta Amazônica?

Escrito por a.k. jayne | Traduzido por alisson dantas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são os problemas de poluição na floresta Amazônica?
O desmatamento na Amazônia contribui para o aquecimento global (deep amazon image by Anastas Dimitrov from Fotolia.com)

A floresta amazônica ocupa uma área quase do tamanho da contígua - ou "Lower 48" – nos EUA. É o lar para um quinto das espécies de plantas e animais na Terra e tem o apelido de "pulmão do mundo", porque ela bombeia grandes quantidades de oxigênio para o ar e remove grandes quantidades de carbono da atmosfera. A poluição do rio Amazonas é devido ao aumento da população e da mineração, bem como ao desaparecimento de matas ciliares, o que contribui para o aquecimento global.

Outras pessoas estão lendo

Poluição da água

Embora o rio Amazonas seja o segundo maior do mundo - depois do Nilo - ele é o maior em termos de volume, de acordo com o site da National Geographic. O rio Amazonas possui 20% da água doce da Terra e suas águas contêm minerais que são importantes para fertilizar a terra na floresta. A poluição da água está piorando na Amazônia como resultado de uma extensa exploração de madeireira na floresta tropical. Áreas que antes eram de mata fechada foram convertidas em planícies abertas, resultando em inundações na floresta. A mineração de ouro está levando a poluição por mercúrio, e as barragens que estão sendo construídas na bacia do rio podem alterar o fluxo de água.

Desmatamento

O World Wildlife Fund, ou WWF, noticia em seu site que o desmatamento é a principal ameaça na Amazônia e que é um dos principais contribuintes para o aquecimento global. Até o ano de 2030, mais da metade da floresta Amazônica poderão desaparecer. Esta perda resultaria na liberação de bilhões de toneladas de carbono na atmosfera da Terra.

A Save the Rainfores aponta que muitas florestas tropicais foram desmatadas - muitas vezes pelo método "corte e queimada" -, com o intuito de construir hidrelétricas. No entanto, os projetos industriais alimentados por essas barragens poluem a área circundante. As barragens também prendem o lodo que deriva rio abaixo e causam danos nos ecossistemas delicados. Além disso, a mudança de pequena escala na agricultura para grande escala, em lugares como na Amazônia, também contribui para a poluição através do uso de fertilizantes e pesticidas que são prejudiciais para o solo e para a água.

Mudanças climáticas

A Câmara dos Representantes norte americanos 'Comitê de Independência sobre Independência Energética e Aquecimento Global' lista a floresta amazônica como uma zona de impacto global. Como a área continua a perder área de mata, grandes quantidades de dióxido de carbono e gases metano são liberados na atmosfera - esta poluição contribui para o aquecimento global, segundo o site do comitê. A floresta encolhendo resultaria numa Amazônia instável que, ao invés de ser um banco de carbono que mantém o elemento fora da atmosfera, seria uma fonte de emissão de carbono na atmosfera até o ano de 2050.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível