×
Loading ...

Quais produtos são feitos com algas marinhas ?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Escondidas no fundo do oceano estão grandes quantidades de um vegetal chamado alga marinha. Existem muitos tipos diferentes que são utilizados como alimentos, fertilizantes, remédios e ração animal desde os tempos mais remotos. No século 20, em vez da utilização de toda a alga marinha, a ênfase mudou para as moléculas que ela contém. Elas estão mais presentes na vida diária do que se pensa.

O sushi é enrolado em algas marinhas (sushi image by Maryna Girard from Fotolia.com)

Alimentos

As algas marinhas prevalecem nos pratos asiáticos. De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), no Japão, em 1973, cerca de 654.000 toneladas delas eram ingeridas por ano. O sushi é enrolado com elas e a sopa ninho de pássaro é feita das algas regurgitadas na saliva das aves, que fazem os ninhos ficarem fixos nos penhascos. A carragenina extraída das algas vermelhas é um agente usado para engrossar pudins, achocolatados, gomas de mascar, marmeladas e geleias. Os alginatos das algas marrons e o ágar-ágar, das vermelhas, são muito utilizados em produtos de confeitaria, balas, laticínios, molhos para saladas, sorvetes, creme e geleias, bem como em carnes processadas, salsichas e peixes e para clarificar cervejas e vinhos.

Loading...
A carragenina da alga vermelha é usada para engrossar achocolatados (glass of chocolate milk image by Milan Kapasi from Fotolia.com)

Produtos farmacêuticos

A carragenina e os alginatos são usados em produtos farmacêuticos como aglutinadores, estabilizadores, emulsionantes e para criar moldes. A indústria odontológica também os usa na preparação destes últimos. Os alginatos fornecem alívios controlados para medicamentos orais sólidos e controle de refluxos gástricos, além de engrossar e estabilizar líquidos orais como xaropes para tosse e serem utilizados no tratamento de machucados.

Os alginatos das algas marinhas engrossam xaropes para tosse (measuring cough medicine image by Larry Allen from Fotolia.com)

Ciência

O ágar-ágar, derivado das paredes celulares de algumas algas vermelhas, tem sido o suporte principal das pesquisas bacteriológicas desde 1900, de acordo com Christopher Lobban na obra "The Biology of Seaweeds" ("A Biologia das Algas Marinhas", em tradução livre). As bactérias são colocadas em preparados de ágar-ágar em placas de petri ou em tubos de ensaio e cultivadas para estudos.

O ágar-ágar é usado para cultivar bactérias para pesquisas e estudos (Bacteria Colonies image by ggw from Fotolia.com)

Cosméticos

As algas marinhas são moídas inteiras e colocadas em sais de banho para tratamento da pele. Quando amassadas ou transformadas em pasta, elas são adicionadas à uma grande variedade de preparados como máscaras faciais, cremes corporais, hidratantes e xampus. A carragenina é utilizada em cremes dentais, xampus, condicionadores de cabelo, produtos para barbear e esfoliantes de pele. Os alginatos são adicionados em muitos tipos de cosméticos.

As algas marinhas podem ser usadas em máscaras faciais (facial mask image by sasha from Fotolia.com)

Fertilizantes

As algas marinhas podem ser aplicadas por inteiro no solo. Também podem ser secas e moídas para se tornarem fertilizantes ou processadas e transformadas em extratos, os quais são posteriormente diluídos para uso. Estes produtos calcam elementos e nutrientes das plantas, como o potássio, o nitrogênio e o fósforo. A alga marinha inteira ou seca também fornece matéria orgânica.

Algas marinhas lavadas na terra têm sido utilizadas como fertilizante por séculos (seaweed ashore image by FotoWorx from Fotolia.com)

Produtos industriais

Os alginatos estão presentes em uma imensa variedade de produtos, incluindo tintas, pigmentos, tinturas e outros. Eles são usados na fabricação de fibras como papel, cartolina, filtros e têxteis. Os briquetes de carvão são mesclados com eles, que também estão presentes nos explosivos, pesticidas e detentores de fogo, inclusive nos extintores de incêndio.

Os briquetes de carvão são formados pela utilização de alginatos das algas marrons como aglutinadores (charcoal on fire image by jedphoto from Fotolia.com)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...