Quais produtos químicos são necessários para manter uma piscina limpa?

Escrito por kyrana jones | Traduzido por luisa menin
Quais produtos químicos são necessários para manter uma piscina limpa?
Manter uma piscina limpa pode ser bastante trabalhoso (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Existem várias tarefas necessárias para manter uma piscina limpa. Manutenção semanal que inclui a remoção de detritos flutuantes, o esvaziamento dos cestos dos skimmers, a escovação das paredes e do chão da piscina e a aspiração a prepara para adições químicas. Quanto mais suja deixar a piscina ficar, mais dinheiro precisará gastar em produtos químicos para limpar a água. Por exemplo, se folhas forem deixadas acumulando, elas descerão e fornecerão nutrientes para as algas se alimentarem, deixando mais algas surgirem e exigindo uma quantidade maior de cloro e algicida.

Equilíbrio hídrico

Antes de adições químicas, deve-se testar a água para determinar a base dos níveis de três propriedades importantes da água. A alcalinidade, o pH e a dureza de cálcio geralmente requerem algum ajuste para deixá-los nos níveis ideais. Isso preparará a água para a higienização com o cloro. Os desvios dos níveis ideais diminui o efeito do cloro até o ponto em que se torna um fator negativo, causando nebulosidade na água sem higienização. A alcalinidade deve ser entre 80 e 120 partes por milhão (ppm). A gama de pH ideal situa-se entre 7,2 e 7,6, enquanto que a gama ideal de dureza de cálcio é de 180 a 250 ppm. Os nomes genéricos dos produtos necessários para fazer esses ajustes são amplificador alcalinidade, pH mais, pH menos e amplificador de dureza de cálcio.

Discos de cloro

O cloro vem em dois tamanhos convenientes, tanto em pastilhas de 2,5 cm ou de 7,5 cm. As maiores saem mais em conta, e uma vez que há menos área de superfície exposta à água que flui no skimmer, elas duram mais do que a quantidade equivalente das pastilhas menores. O cloro mata bactérias, germes e pequenos microrganismos, que, se não forem controlados, podem causar descoloração, nebulosidade e um ambiente insalubre para natação.

Choque de cloro

O choque de cloro consiste em uma dose concentrada de cloro em pó que, quando liberada para a água da piscina, oxida e queima qualquer material estranho na água. Os picos de nível de cloro muito elevado ficam em cerca de 9,0 ppm durante o processo, de modo que a piscina não deve ser utilizada até que o nível regresse ao normal, o que é entre 1,5 e 3,0 ppm de cloro. Isso é melhor quando feito no final da noite, quando a piscina não é mais utilizada. Como o sol age como um ímã que puxa o cloro da piscina, a adição à noite permite que o cloro oxide por mais tempo durante a noite. Na manhã seguinte, quando o sol nasce, o nível de cloro diminuirá gradualmente, geralmente até por volta do meio-dia. Depois de testar a água para verificar o nível, a água pode estar normal e a piscina pode ser utilizada.

Algicidas

O cloro é eficaz contra as algas, mas sempre pode contar com uma ajuda extra. Os algicidas, quando usados nas dosagens corretas de manutenção, fornecem uma camada a mais de proteção desse convidado escorregadio, viscoso e indesejado. Uma onda de clima quente pode diminuir o nível de cloro ideal na piscina, ajudando na formação de algas. Um algicida concentrado, dispersado corretamente a uma taxa de vários gramas por 40.000 litros, dilui o produto e não representa uma ameaça para a saúde humana.

Removedor de metais

Se encher sua piscina de uma fonte de água como um rio, poço ou até mesmo uma fonte subterrânea, a água pode conter algum tipo de metal. Kits de teste para piscinas grandes contêm elementos para testar a presença de ferro e cobre. Kits separados para ferro e cobre também estão disponíveis. Produtos de remoção de metais ligam-se com as moléculas e neutralizam o seu efeito sobre o cloro. Se não for tratada, os metais podem causar a descoloração da água e torná-la muito escura.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível