Quais são as qualidades de um bom colega de trabalho?

Escrito por mara tyler | Traduzido por leticia vitória
Quais são as qualidades de um bom colega de trabalho?
Ser útil aos outros no local de trabalho é uma forma de ser um bom colega de trabalho (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Desenvolver as qualidades de um bom colega de trabalho pode ajudá-lo a gerenciar suas relações dentro do local de trabalho e também pode ajudá-lo a provar sua competência e dedicação ao seu chefe ou superiores. Ser um bom colega de trabalho exige muitas das mesmas qualidades que são necessárias em qualquer outra relação pessoal, mas também é importante manter seu comportamento profissional e maduro.

Lealdade

Lealdade é uma qualidade importante de um bom colega de trabalho. Alguém com um interesse investido na empresa e uma dedicação às pessoas que são uma parte dela é valioso para o sucesso geral das metas e relações dentro do trabalho. Se um colega estiver simplesmente prendendo seu tempo até que tenha seu próximo serviço, sua atitude provavelmente irá afetar a moral do escritório inteiro. É importante mostrar lealdade à empresa, sua missão e às pessoas que estão ajudando-a a crescer.

Competência

Um bom colega de trabalho também deve ser competente em suas habilidades de trabalho. Ele deve ser bom no que faz e poder aceitar projetos independentemente e com outros. Como parte de um time, cada pessoa deve poder carregar seu próprio peso, respeitar os prazos e ir além para obter sucesso. Quando uma pessoa é incompetente no seu trabalho, pode afetar todo o projeto ou custar recursos e dinheiro da empresa.

Útil

Outra qualidade de um bom colega de trabalho é a disposição a ser útil. Em muitos ambientes de trabalho, uma pessoa deve se apresentar e tomar a responsabilidade se alguém estiver doente, sair de férias ou for demitido. Um bom colega de trabalho deve estar disposto a ajudar, mesmo se algo estiver fora de suas responsabilidades normais. Se um colega precisar de ajuda ou precisar de treinamento, um bom colega doa seu tempo e energia para ajudar aquela pessoa a acompanhar.

Ciente dos limites

Um bom colega de trabalho também está ciente dos limites pessoais e profissionais. Embora não seja um problema desenvolver amizades com outros colegas, é importante saber qual comportamento é apropriado durante as horas de trabalho. Um bom colega deve respeitar a privacidade dos outros e não usar o tempo na empresa para discutir assuntos pessoais com outros colegas. Também, ele deve ser cuidadoso e respeitoso dos limites pessoais quando o assunto é a relação com seu chefe ou superiores. É importante manter-se profissional durante as horas de trabalho para não perturbar aos outros ou manchar sua reputação.