×
Loading ...

Quais são as qualificações necessárias para se tornar um bom arquiteto?

Atualizado em 21 novembro, 2016

Mestres de obra, também conhecidos como arquitetos, devem possuir conhecimento sobre as ordenanças da construção civil, tais como códigos de construção, leis de zoneamento e regulamentos de incêndio, além de precisarem de vários anos de educação para obter uma formação. Arquitetos devem possuir qualificação para utilizar e manipular adequadamente programas de computador para projetos (CADD) e modelagem de informações de construção (BIM), estes são os substitutos do papel e lápis de desenho.

Arquitetos projetam construções públicas e privadas, como escolas, casas e escritórios (architect tools image by Chad McDermott from Fotolia.com)

Educação

Mestres de obra deve possuir um bacharel de arquitetura em uma das várias escolas credenciadas pelo MEC. Em quase todos os países do mundo, é necessário ter um diploma de nível superior para exercer a profissão.

Loading...

Treinamento

Todos os graduados em arquitetura devem completar um período de treinamento de ao menos 300 horas, quando estão sob a supervisão de um arquiteto licenciado. Os estudantes ganham este treinamento trabalhando como estagiários em escritórios de arquitetura, onde preparam documentos ou podem trabalhar nos escritórios de engenharia realizando pesquisas.

Licença

Antes que possam trabalhar sem a supervisão de um arquiteto licenciado, é preciso adquirir uma licença na CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), certificação obtida no final do curso de uma instituição credenciada.

Qualificações adicionais

É sempre necessário manter-se atualizado através de cursos de educação continuada, programas de formação ou workshops. Qualificações adicionais incluem a capacidade de comunicar as suas ideias visualmente aos seus clientes, entender as relações espaciais e coordenar informações de outros profissionais como engenheiros, empreiteiros e outros arquitetos.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...