Conhecimento

Quais são as quatro características do Barroco

Escrito por nicole alexander | Traduzido por pedro antonio
Quais são as quatro características do Barroco

"O Retorno do Filho Pródigo", de Rembrandt, exemplo de arte barroca

Photos.com/Photos.com/Getty Images

O Barroco surgiu entre 1600 e 1700 na Itália, porém chegou à França, Alemanha, Espanha e Holanda. Nessa época, os artistas foram encorajados pela Igreja Católica a exibir em suas pinturas fortes traços religiosos. Pintores famosos incluem Peter Paul Rubens, Caravaggio e Rembrandt.

Outras pessoas estão lendo

Luz

Geralmente há uma fonte de luz, técnica chamada tenebrismo, no estilo Barroco. O contraste de luz e escuro, como nas sombras, dramatiza a obra. Ambos têm efeitos emotivos e de intensidade. A obra "Judith e a Serva com a Cabeça de Holofernes", de Artemisa Gentileschi ilustra este conceito. Na peça, Judith salva seu povo dando um banquete para entoxicar e decapitar o General Holofernes.

Realismo e Naturalismo

O Realismo é um aspecto importante dessa arte. Essa característica é marcante nas pinturas de Rubens. Em "São Jorge e o Dragão", o santo é musculoso e com uma armadura igual às usadas na época. Seu cavalo é descrito como bravo e forte. O nNaturalismo também foi visto no Barroco através do uso de detalhes da vida cotidiana. Caravaggio empregou essa técnica mostrando em seus trabalhos tavernas e camponeses. Ele colocava o observador na pintura posicionando objetos no primeiro plano e centro. As expressões faciais destacavam o humor ou as emoções de suas pinturas. Às vezes, os artistas se inseriam nas pinturas através de sombras. Por exemplo, Diego Velazquez é visto à esquerda na pintura "Las Meninas".

Linhas

Photos.com/Photos.com/Getty Images

As linhas ajudavam a transmitir a ideia de movimento e foram muito utilizadas no Barroco. O encurtamento — linhas encurtadas que dão a ilusão de extensão no espaço — dava a sensação de movimento. Sejam assimétricas, verticais ou horizontais, causavam a ilusão de espaço na obra. Os desenhos têm a composição em formato de "S", como por exemplo na pintura "A Conversão de São Paulo", de Caravaggio, onde as linhas diagonais demonstram drama. As linhas também passam por difusão de figuras curvas e camadas horizontais.

Tempo

Alguns artistas do movimento Barroco tinham uma noção do tempo e que isso transmitia a ideia da força da natureza, bem como o tempo é parte do processo da vida. Um homem mais velho simbolizando o tempo foi incluído em uma grande quantidade de peças para ilustrar que o tempo passa para todos. O posicionamento de pessoas em cada trabalho dá a sensação do tempo se movendo para a frente e para trás.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media