Quais são os quatro elementos nos quais se concentra a estrutura organizacional baseada em equipes?

Escrito por paul merchant | Traduzido por elia regina previato
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são os quatro elementos nos quais se concentra a estrutura organizacional baseada em equipes?
Uma boa estrutura organizacional promove a ordem, a coerência e a coordenação de todas as atividades de trabalho (Comstock/Comstock/Getty Images)

A estrutura organizacional baseada em equipes enfatiza as atividades de trabalho colaborativo e coletivo. Uma empresa com uma boa estrutura organizacional capacita diferentes equipes de trabalho para alcançar ordem, coerência e coordenação em todas as atividades e possui quatro elementos estruturais: o funcional, o matricial, o divisional e o lateral.

Outras pessoas estão lendo

Estrutura funcional

Em uma estrutura organizacional funcional, cada trabalho se torna um ponto de concentração. Todas as tarefas similares são classificadas em categorias semelhantes e os trabalhadores com tarefas especializadas são agrupados. Cada equipe funcional executa coletivamente seu respectivo mandato. Por exemplo, a função do setor de recursos humanos trata da contratação, treinamento e até mesmo da demissão de funcionários, enquanto a função do setor financeiro é se concentrar em questões financeiras e a função do setor de produção é se focar nas operações de produção.

Estrutura divisional

A estrutura divisional divide a organização em unidades diferentes com uma missão claramente definida e um escopo das atividades. As divisões são usadas ​​para facilitar o bom funcionamento das empresas que lidam com diversos produtos ou serviços ou que operaram em vários mercados e áreas geográficas. Elas trabalham de forma independente, mas são monitoradas a partir da sede. Uma empresa pode agrupar seus funcionários de acordo com diferentes divisões, como divisões de produtos ou de mercado. Na de produtos, os funcionários são agrupados de acordo com os produtos que fazem. Já nas de mercado, eles são agrupados de acordo com os mercados em que atuam.

Estrutura matricial

Uma estrutura matricial agrupa os funcionários de acordo com a natureza das suas funções e os tipos de produtos com que lidam. É uma combinação de várias estruturas, de modo que cada produto tem o seu próprio grupo de empregados. Por exemplo, uma empresa que produz produtos X e Y pode ter departamentos de marketing e de contabilidade separados para cada um dos dois.

Estrutura lateral

A estrutura lateral é composta por funcionários de diferentes departamentos que trabalham em forma de equipes na realização de diferentes tarefas. Cada equipe departamental colabora com outros grupos departamentais para buscar os objetivos comuns da organização. Por exemplo, a equipe de recursos humanos fornece atividades de apoio e grupos de construção, enquanto o financeiro oferece controles e serviços de avaliação na busca dos objetivos globais da empresa. A eficácia da estrutura depende inteiramente da coordenação e da conversa entre os funcionários de diferentes departamentos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível