Mais
×

Quais são os quatro tipos de escuta ativa?

Atualizado em 21 novembro, 2016

Se quiser melhorar suas habilidades de escuta, pratique a escuta ativa. Ela exige que o ouvinte escute, avalie e interprete o conteúdo do discurso. Os quatro tipos são a paráfrase, ponderação de sentimentos e de significado e reflexão sumativa.

Pratique as habilidades de escuta ativa para melhorar a sua compreensão (Martin Novak/iStock/Getty Images)

Paráfrase

A paráfrase ocorre quando o ouvinte repete a essência da mensagem falada, mas com palavras diferentes. Como uma estratégia de escuta ativa, ela é importante porque demonstra que a pessoa está se concentrando em um recado dado pelo orador. Este pode ser o tipo de escuta ativa mais desafiador para se aperfeiçoar. Dr. Paul J. Donohue e Dra. Mary Siege explicam em seu livro "Are You Really Listening", que "parafrasear requer habilidade, assim como disciplina."

A paráfrase ocorre quando o ouvinte repete a mensagem em palavras diferentes (Catherine Yeulet/iStock/Getty Images)

Ponderação de sentimentos

Ouvintes ativos ponderam os sentimentos do comunicador em sua consideração da mensagem e a resposta ao orador. Ele se sentirá validado pela resposta emocional do ouvinte e este sentirá que a mensagem é pessoal e importante. Às vezes, os sentimentos passados podem ofuscar o processo de comunicação por inserir emoção em uma discussão racional. No entanto, este tipo de escuta ativa estabelece uma relação emocional entre o comunicador e o ouvinte.

O ouvinte ativo pondera os sentimentos do falante (Catherine Yeulet/iStock/Getty Images)

Ponderação de significado

Como o ponto anterior, a reflexão de significado estabelece uma relação entre o falante e o ouvinte. No entanto, ela se difere por causa da concentração sobre a mensagem real. A ponderação do significado permite que o ouvinte confirme o entendimento com o orador. Você pode praticá-la usando a frase "Quando isso acontece, você se sente assim e quer fazer isso" e modificando-a com as especificidades que definem a conversa.

A reflexão de significado estabelecerá um relacionamento entre o falante e o ouvinte (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Reflexão sumativa

A reflexão sumativa envolve a confirmação do conteúdo da mensagem. Ela combina os elementos de paráfrase, ponderação de significado e de sentimentos para ilustrar a avaliação da mensagem do orador. Ao contrário da paráfrase, a reflexão sumativa requer que o ouvinte adicione opiniões pessoais. Ela pode ser o tipo mais difícil de aprender, mas a reflexão exata pode promover a eficiência no processo de comunicação e fortalecer os laços interpessoais.

A reflexão sumativa envolve a confirmação do conteúdo da mensagem (moodboard/moodboard/Getty Images)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article