Mais
×

Quais são os quatro tipos de tubarões que atacam humanos?

Atualizado em 17 abril, 2017

Existem mais de 375 espécies de tubarões catalogadas. Dentre esse grande número, apenas três espécies são responsáveis pela maioria dos ataques a humanos. Essas três espécies são predadores grandes e fortes. O Museu de História Natural da Flórida abriga um arquivo intitulado "O arquivo internacional dos ataques de tubarões", que registra ataques desde 1580 até 2010. A relação de espécies mais conhecidas por atacar humanos foi retirada dessa lista.

O grande tubarão branco foi escolhido como a espécie mortífera para o filme "Tubarão" (Comstock/Comstock/Getty Images)

O grande tubarão branco

O grande tubarão branco é a espécie mais temida e conhecida dos tubarões. Eles são criaturas enormes que podem chegar a até 7 m de comprimento. Esses animais são encontrados por todas águas geladas oceânicas e da costa tropical, desde a costa da Califórnia até a América do Sul. Eles podem ser perigosos para atividades aquáticas, como surf e mergulho. Os tubarões brancos geralmente atacam com uma mordida e depois vão embora. Entretanto, essa mordida pode ser fatal. De acordo com a Força Internacional de Assistência para Segurança (ISAF, na sigla em inglês), os tubarões brancos são responsáveis por 403 ataques contra humanos, dentre os quais 65 levaram à morte.

O tubarão-tigre

O tubarão-tigre é um predador muito grande que pode chegar a ter 4,5 m de comprimento. Eles são geralmente encontrados em águas oceânicas tropicais e subtropicais em todo o mundo. São responsáveis pela maioria dos ataques a humanos no Havaí, que registra cerca de três a quatro por ano. De acordo com o ISAF, essa espécie é responsável por 157 ataques em humanos, dos quais 27 foram fatais.

O tubarão-cabeça-chata

O tubarão-cabeça-chata não é tão conhecido quanto os tubarões branco ou tigre. Contudo, de acordo com especialistas, eles são potencialmente os mais perigosos. Eles gostam nadar em águas da costa a 9 m de profundidade, o que indica que preferem as águas mais rasas, aumentando as chances de uma pessoa se deparar com um. Eles também gostam de água doce, e geralmente nadam em águas escuras, onde fica mais difícil de avistá-los. Os tubarões-cabeça-chata não são tão grandes quanto os outros, chegando a pouco mais de 2 m de comprimento. Mesmo assim ainda atacam presas grandes. De acordo com o ISAF, essa espécie é responsável por 121 ataques, 25 destes resultando em morte.

O tubarão cinza

Essa espécie prefere águas quentes, mas pode ser encontrada no leste pacífico. São tubarões grandes que podem chegar a até 3 m de comprimento. Essa espécie é a menos ameaçadora para os humanos. Os outros tipos de tubarões são conhecidos por atacarem pessoas sem nenhum motivo aparente, enquanto que a maioria dos ataques causados pelo tubarão cinza foi resultado de provocação humana. Apesar disso, ele está na quarta posição do ISAF, que documenta que essa espécie é responsável por 77 ataques e uma morte.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article