Quais raças de cachorro têm dupla pelagem?

Escrito por rena sherwood | Traduzido por luiza g. brando
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais raças de cachorro têm dupla pelagem?
O pastor-australiano tem dupla pelagem (Creatas/Creatas/Getty Images)

A dupla pelagem é comum em muitas raças de cachorro, principalmente naquelas que costumam permanecer todo o tempo ao ar livre e nas que são oriundas de climas muito frios. O subpelo é macio, denso e mantém o cão aquecido. O sobrepelo é áspero e longo, para ajudar a escorrer a água do cachorro e não encharcar a primeira camada. O resultado é um animal com o pelo bem isolado, que faz a muda somente duas vezes ao ano.

Outras pessoas estão lendo

Cães de pastoreio

Essas raças precisam tomar conta dos rebanhos de ovelhas e vacas em qualquer clima, dia e noite. Como eles trabalham independentemente dos humanos para proteger os rebanhos, os cães de pastoreio são considerados os mais inteligentes entre todas as raças caninas. As raças com dupla pelagem incluem o pastor-alemão, o pastor-australiano, o rough collie, o pastor-belga, pastor-de-brie, pastor-de-beauce, boiadeiro das Flanders, o pastor-inglês e o border collie.

Quais raças de cachorro têm dupla pelagem?
O rough collie tem uma dupla pelagem bem longa (Apple Tree House/Lifesize/Getty Images)

Cães do tipo mastim

Os mastins são cachorros grandes e musculosos, utilizados para proteger rebanhos e propriedades, como animais de tração e, no caso do são-bernardo, para busca e resgaste. A dupla pelagem nas raças do tipo mastim costuma ser longa, fofa e resistente à água. Os cães com essa característica incluem o mastim tibetano, o leonberger, o cão de montanha dos Pirenéus, o são-bernardo, o terra-nova e o montanhês, de acordo com o “The Howell Book of Dogs".

Quais raças de cachorro têm dupla pelagem?
O mastim tibetano é uma raça muito antiga (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Cães do tipo spitz

As raças do tipo spitz foram desenvolvidas em torno do círculo polar ártico e descendem do atualmente conhecido como spitz finlandês. Esses cães têm as orelhas parecidas com as de raposas, o rabo curvado e uma dupla pelagem muito macia e fofa. Eles foram criados para viver ao ar livre durante todo o inverno e puxar trenós. Tais raças com dupla pelagem, incluem o spitz alemão, spiz finlandês, akita, jindo coreano, shiba inu, malamute-do-alasca, o raro chinook, husky siberiano, husky do Alasca, norueguês cinza, keeshond, samoieda, esquimó americano, o cão finlandês da Lapônia e o pequenino lulu-da-pomerânia.

Quais raças de cachorro têm dupla pelagem?
Os huskies entram na muda de repente (Apple Tree House/Lifesize/Getty Images)

Terriers

Os pequenos e energéticos terriers são excelentes caçadores de pragas, além de ótimos cães de guarda. Os que possuem dupla pelagem tendem a ter o sobrepelo bem duro. Eles podem não atingir a fase da muda, mas necessitam que os donos retirem os pelos mais velhos. São exemplares desta raça o pelo-de-arame, o soft coated wheaten terrier, terrier tibetano, norfolk terrier, alguns parson russell terriers, o terrier australiano, terrier irlandês, terrier escocês, cairn terrier, sealyham terrier, o schnauzer miniatura e o pequeno, mas incrivelmente popular, yorkshire terrier.

Quais raças de cachorro têm dupla pelagem?
O incrivelmente popular york (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível