Quais raças de gatos podem ter uma coloração cálica?

Escrito por susan paretts Google | Traduzido por débora sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais raças de gatos podem ter uma coloração cálica?
Os gatos malhados têm pelos longos e curtos, dependendo da raça (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Os gatos cálicos vêm em várias raças diferentes, todos com um padrão tricolor de branco, preto e laranja. Como o gato oficial do estado de Maryland, o cálico compartilha a sua coloração original com o pássaro do estado, o Corrupião-de-baltimore. Atualmente, a Cat Fanciers' Association (CFA) reconhece 19 raças com esse padrão de cores.

Outras pessoas estão lendo

O gato cálico

Os gatos cálicos tradicionais têm uma maioria de pelo branco com manchas distintas de laranja e preto. Certos padrões da raça permitem listras atigradas nas manchas coloridas e outras exigem uma certa porcentagem de branco no corpo do gato, de acordo com os Arquivos do Estado de Maryland. Os cálicos diluídos têm um revestimento de branco, creme e azul. Outras combinações de cores possíveis incluem o branco com manchas vermelhas ou cremes e preto, azul, chocolate, lilás, canela ou castanho claro. Dependendo da raça, esses gatos vêm em diferentes tamanhos e comprimentos de pelo.

Raças de pelo curto

Das 40 raças com pedigree reconhecidas pela CFA, 13 delas têm pelo curto ou variações de pelo curto. Essas raças que vêm no padrão cálico, exclusivamente, incluem o Gato de Pelo Curto Americano, Gato de Pelo Curto Inglês, Sphynx, Cornish Rex, Wirehair Americano e Devon Rex. Aqueles com uma variação de pelo curto incluem o Bobtail Americano, Curl Americano, LaPerm, Oriental, Scottish Fold, Manx e Selkirk Rex. Embora algumas pessoas pensem que o Sphynx seja uma raça sem pelos, ele na verdade tem uma fina camada parecida com uma penugem. Ele apresenta um padrão de cor, como a do cálico, no pigmento da sua pele e a pequena quantidade de pelo que possui.

Raças de pelo longo

A CFA reconhece 13 raças de pelo longo que apresentam a coloração e padrão cálica. Essas raças com pelo exclusivamente longo incluem o Persa, Maine Coon, Norueguês da Floresta, Exótico e Siberiano. Outras raças com uma variedade de pelo longo que apresentam coloração cálica incluem o Angorá Turco, Curl Americano, LaPerm, Manx, Oriental, Scottish Fold, Selkirk Rex e Bobtail Americano. As raças como o Maine Coon e Norueguês da Floresta contêm alguns dos maiores gatos cálicos, pesando cerca de 4 a 9 kg ou mais. Uma característica única da raça, os gatos Manx cálicos não possuem cauda.

Genética

Devido à genética envolvida na sua coloração, a maioria dos gatos cálicos de qualquer tipo de raça ou combinação de cor são fêmeas. Os nascidos machos geralmente são estéreis e não podem reproduzir. Um gato de uma raça com o gene "malhado" ou manchas brancas nasce cálico se ele tiver genes separados para a cor laranja e preta, de acordo com a autora Wendy Christensen da revista online PandEcats. Sem o gene malhado, o gato acaba com um padrão "tortoiseshell", de espirais aleatórias de laranja e preto. Essas raças reconhecidas pelo CFA que produzem gatos cálicos carregam esse gene.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível