Como as girafas respiram?

Como as girafas respiram?

angela7dreams www.flickr.com, saipal www.flickr.com

As girafas respiram oxigênio e liberam dióxido de carbono, assim como os seres humanos e outros mamíferos. Quando uma girafa respira oxigênio, o ar desloca-se na traqueia e nos pulmões. Os pulmões se enchem de oxigênio e o sistema circulatório da girafa leva esse gás indispensável para o resto do corpo do animal. Quando uma girafa expira, dióxido de carbono é liberado para o ar, um gás de que as árvores e plantas precisam para fazer fotossíntese.

As girafas são semelhantes a outros mamíferos

Pulmões maiores e traqueia mais longa

Os pulmões de uma girafa são aproximadamente oito vezes maiores que os pulmões de um humano porque, se não fossem, a girafa respiraria o mesmo ar repetidamente. Uma vez que a traqueia da girafa é tão longa e estreita, há um grande volume de ar que fica parado no animal. Desse modo, a taxa de respiração da girafa é cerca de um terço mais lenta do que a do homem para ajudá-la com esse problema de ar parado. Quando a girafa toma um fôlego novo, a respiração "velha" não é totalmente expulsa. Os pulmões da girafa devem ser maiores para que a porcentagem de ar pobre em oxigênio seja pequena e ainda permitir que os seus sistemas respiratório e circulatório possam levar oxigênio a todas as partes do seu corpo.

O coração da girafa ajuda no fornecimento de oxigênio

A girafa mantém o fluxo de sangue adequado para o cérebro e na pressão correta enquanto bebe água

O coração de uma girafa também é maior do que o coração de um ser humano, uma vez que tem de bombear o sangue rico em oxigênio dos pulmões para o cérebro por um caminho de mais de 3 metros. A girafa necessita do dobro da pressão arterial que o coração humano para bombear o sangue rico em oxigênio ao cérebro. Outra coisa interessante sobre o corpo da girafa é que, quando ela abaixa sua cabeça para beber água, não explode literalmente no topo. A girafa tem as paredes das artérias reforçadas, válvulas antiacúmulo e de desvio, uma rede de pequenos vasos sanguíneos e sensores que dão ao cérebro apenas a quantidade adequada de sangue rico em oxigênio.

eHow Brasil
×