Quais são os ramos da ciência e seus significados?

Escrito por tonya cunningham | Traduzido por julia ziegler
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são os ramos da ciência e seus significados?
O microscópio é uma ferramenta utilizada em quase todos os ramos da ciência (Siri Stafford/Photodisc/Getty Images)

A ciência é um campo que estuda como tudo funciona na vida. Desde as profundezas do centro do nosso planeta, passando por todas as formas de vida que já existiram nele, até o nosso misterioso sistema solar, a ciência é um campo de possibilidades infinitas. Atualmente ela é dividida em três ramos básicos, e um quarto está surgindo, com a tecnologia moderna da computação.

Outras pessoas estão lendo

Ciências físicas

A ciência física é o estudo da energia e da matéria dentro do universo físico, e engloba raciocínio e conclusões relacionadas a eventos que podem ser provados através da observação. Se você pode ouvir, provar, ver, sentir ou cheirar algo, quase sempre a física estará por trás da sua existência. As áreas cobertas pela física são luz, calor, gravidade, tempo, elementos químicos, universo e espaço, e o estudo dessas matérias levou a inúmeras invenções, como eletricidade, aviões, televisão e rádio.

Ciências da Terra

As ciências da Terra estudam a estrutura e os elementos de todos os aspectos do nosso planeta, como geologia, paleontologia, oceanografia e meteorologia. Os cientistas desse ramo são chamados com frequência para prever ocorrências naturais iminentes, e eles podem trabalhar com políticos e com a imprensa para advertir pessoas sobre furacões, vulcões, tornados, terremotos, tsunamis e outros desastres naturais. Ao estudar as ciências da Terra, você aprenderá como a Terra evoluiu ao longo do tempo até ser formada pelas massas de terra e de água que existem hoje em dia.

Ciências da vida

A medicina é a área ocupacional mais ampla desse ramo da ciência. Enquanto a genética e a medicina são as áreas mais conhecidas do ponto de vista da medicina humana, os veterinários, botânicos (que estudam plantas) e zoólogos (que estudam animais) também devem os seus conhecimentos a esse ramo da ciência; a biologia é um sub-ramo que estuda todos os organismos vivos e portanto inclui vários desses segmentos; a ciência forense combina as ciências da vida e química para chegar a conclusões procuradas pelo sistema legal.

Ciência da computação

Embora a ciência da computação não seja ainda amplamente reconhecida como um "ramo" formal da ciência, os avanços técnicos nessa área têm progredido tão rapidamente nos últimos anos que a computação está rapidamente alcançando esse status. O desenvolvimento e pesquisa de computadores engloba tantos aspectos da vida moderna que as gerações mais novas já não questionam se é ou não uma ciência. Desde a mecânica de operação de um microondas digital até a ciência por trás da tecnologia de ultrassom e novos modelos de carros, a maior parte do planeta funciona com ajuda de computadores em algum nível. Embora versões antigas de livros não façam essa afirmação, a maioria das universidades oferece atualmente formação em ciências da computação, e os cientistas da Universidade de Mälardalen na Suécia a reconhecem como um ramo individual.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível