×
Loading ...

Quais são os dois ramos da geografia?

A geografia é a mais ampla das ciências sociais. A geografia humana não apenas cobre todas as áreas das ciências sociais e da cultura, mas também se expande pela geografia física, que cobre todas as áreas do mundo natural. Duas áreas de estudo, a geografia ambiental e os riscos naturais, ligam a geografia humana e a física. Além disso, ambas podem ser pesquisadas através do uso de um Sistema de Informação Geográfica.

Os mapas são uma parte importante no estudo da geografia, tanto na física quanto na humana (Comstock/Comstock/Getty Images)

Geografia humana

A geografia humana trata da atividade humana no planeta. O aspecto humano pode cobrir qualquer tema, tais como esportes, religião, guerra, história, turismo, economia, música, cultura, população ou a saúde. Tópicos nessa área de estudo devem ser focados em um determinado local, demonstrando interações espaciais entre as pessoas e o ambiente físico. Uma pergunta típica de geografia humana seria "Por que as pessoas geralmente são enterradas acima do solo, em Nova Orleans?"

Loading...

Geografia física

Geografia física lida com o mundo natural e é dividida em quatro áreas: atmosfera, litosfera, hidrosfera e biosfera. Ela explora os processos e padrões do ambiente natural. Estudos atmosféricos incluem fenômenos de pesquisa, como tornados, furacões, o El Niño, nevascas, climatologia e meteorologia. A litosfera inclui a crosta do planeta. Entre as áreas de estudo está a geomorfologia, que trata das mudanças na superfície do planeta. A hidrosfera engloba as águas em suas formas sólida, líquida e gasosa. As áreas de estudo incluem processos costeiros e oceanografia. A pesquisa da biosfera estuda os ecossistemas dos menores organismos vegetais, dos insetos, dos animais e humanos.

Pesquisa ambiental

Pesquisadores ambientais examinam o impacto da sociedade sobre o meio ambiente físico. Eles observam temas como o impacto da canoagem em um ecossistema oceânico ou o impacto do aumento de habitação sobre a divisórias de águas ou animais selvagens. A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos pode ser considerada uma pesquisadora ambiental porque examina questões como a chuva ácida, água potável, pesticidas e resíduos.

Pesquisa sobre riscos de desastres naturais

A pesquisa sobre riscos de desastres naturais combina os processos físicos de um evento natural extremo com seu impacto na sociedade antes, durante e após a sua ocorrência. Eventos naturais extremos incluem terremotos, maremotos, erupções vulcânicas, deslizamentos de terra, incêndios, furacões, raios, tornados e nevascas. Tais eventos não são considerados um perigo a menos que seja uma ameaça para a sociedade. Organizações de pesquisa de desastres naturais incluem o Centro Nacional de Furacões, o Conselho Nacional de Ciência e do Ambiente e do Serviço Geológico dos EUA.

Sistemas de aplicação de informações geográficas

Um Sistema de Informação Geográfica é um software que usa a tecnologia para capturar, analisar, organizar, armazenar e apresentar dados geográficos. Utiliza-se da cartografia, de banco de dados, da digitalização, da análise estatística e de sensoriamento remoto para analisar e representar espacialmente processos em paisagens físicas e a distribuição dos impactos humanos sobre o meio ambiente. O software muitas vezes é usado para analisar paisagens naturais e tornar o uso humano eficaz. Por exemplo, examinando a paisagem, as águas subterrâneas e localização dos parques da cidade, o software pode determinar a melhor localização para um novo conjunto habitacional.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...