Quais são os reinos formados por eucariontes?

Escrito por nathalie alonso | Traduzido por victor ferreira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são os reinos formados por eucariontes?
As plantas, que possuem células eucariotas, formam o segundo maio reino dos seres vivos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Dos seis reinos em que os seres vivos são classificados, quatro são de domínio dos eucariontes, que são os seres vivos cujo as células contém um núcleo bem definido cercado por uma membrana. Dentro dele há cromossomos que contêm o material genético do organismo. As células dos eucariontes possuem organelas como as mitocôndrias, que geram energia. Os eucariontes são, geralmente, mais complexos e diversificados do que os procariontes, que carecem de membranas internas e consequentemente de núcleo e organelas. A maioria dos procariontes é composta por bactérias.

Plantae

As plantas, que são a base da maioria das cadeias alimentares, são organismos multicelulares e autotróficos (capacidade de sintetizar elementos abióticos para produzir os nutrientes orgânicos necessários). A clorofila é o pigmento verde que dá a cor às plantas, o que permite que as folhas armazenem a luz solar e a transforme em açúcares, na presença de água e dióxido de carbono. Esse processo é conhecido como fotossíntese.

A maioria das plantas são formadas por raízes e partes aéreas. As raízes são as partes da planta que ficam sob o solo, responsáveis por absorver água e nutrientes inorgânicos, além de fornecer a fixação, já as partes aéreas são o pedúnculo e outras estruturas que ficam sobre o solo. Com cerca de 250 mil espécies conhecidas, as plantas formam o segundo maior reino de seres vivos.

Animalia

Os humanos fazem parte dos organismos mais complexos que formam o reino dos animais que, com mais de um milhão de espécies conhecidas, é o maior reino de todos. Todos os animais são heterótrofos ou consumidores, o que significa que eles tenham que consumir matéria orgânica para obter a energia necessária para sobreviver.

Os predadores são os animais que comem outros organismos ou parte deles. Carnívoros são os predadores que comem outros animais. Herbívoros, conhecidos como consumidores primários, são predadores que vivem de plantas. Detritívoros se alimentam de organismos mortos. Animais parasitas, tal como as tênias, se alimentam de outros animais, conhecidos como hospedeiros, mas sem destruí-los completamente.

A maioria das espécies animais possui indivíduos machos e fêmeas. Durante o acasalamento, o espermatozoide do macho fertiliza o óvulo da fêmea, o que resulta em um zigoto que se desenvolverá até se tornar um novo organismo. Os hermafroditas são os animais que possuem ambos órgãos sexuais.

Fungi

O reino Fungi é composto por fungos e é considerado um reino por direito próprio, os fungos já foram confundidos com plantas, pois serem sedentários e não possuírem sentidos. No entanto, os fungos não são capazes de produzir seu próprios compostos orgânicos, por isso são heterótrofos como os animais. Muitos fungos absorvem nutrientes de matérias orgânicas mortas ou decomposição de onde eles crescem. Outros, como a micose, são parasitas. Alguns como cogumelos e leveduras são usados na culinária. Mofo e bolor também são tipos de fungos.

Protista

O reino protista abrange uma miscelânea de organismos eucariontes reunidos, pois não se encaixam em nenhum outro reino. A grande maioria dos protistas são unicelulares, portanto, são os eucariontes mais simples. Alguns são fotoautotróficos, o que significa que como as plantas, eles podem produzir o próprio alimento. Alguns exemplos de protistas fotoautotróficos são as algas, que cumprem um importante papel de produtoras em cadeias alimentares aquáticas. Os protozoários e amebas, por outro lado, são protistas heterótrofos.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível