Quais são as responsabilidades de um CEO?

Escrito por will gish | Traduzido por josé fabián
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são as responsabilidades de um CEO?
O conselho de administração, no entanto, possui mais responsabilidades legais do que o CEO em muitos casos (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

O Diretor Executivo, ou CEO, é o responsável de levar para frente a empresa para a qual trabalha. Os CEOs normalmente delegam tarefas a empregados subordinados. No entanto, como o autor John Carver indica no seu livro "Boards that Make the Difference" (Administrações que fazem a diferença), um CEO normalmente representa o único empregado com contato direto com o conselho de administração e, portanto, normalmente é responsável por tudo o que acontece na empresa.

Outras pessoas estão lendo

Fracasso da empresa

O CEO é responsável pelo sucesso ou fracasso de uma empresa. A descrição de cargo exige a supervisão com sucesso de todas as facetas das operações da organização. Embora o fracasso em qualquer ramo de operações, em qualquer nível, não seja necessariamente o resultado da ação ou inação direta de parte do CEO, é responsabilidade dele por não ter tomado as providências necessárias para evitar o problema ou não ter contratado os funcionários necessários. O conselho de administração pode culpar o CEO por tais resultados, mas também dá crédito pelo sucesso.

Desempenho da administração

Um dos aspectos mais importantes do trabalho de um CEO envolve montar uma equipe de gestão. Esta controla de forma direta ou indireta todas as operações de uma empresa no lugar do CEO. Montar uma equipe de gerenciamento constitui a delegação de tarefas, pelas quais o CEO assume a responsabilidade direta. Os funcionários contratam o pessoal da gerência inferior para os diferentes ramos da empresa, criam códigos de ética e políticas corporativas, supervisam operações e monitoram o desempenho dos diferentes níveis. Uma falha em qualquer elo dessa cadeia implica decisões pobres durante a criação da equipe por parte do CEO, sendo então este o responsável.

Cultura organizacional

O CEO de uma empresa é responsável pela natureza da cultura organizacional. As ações, atitudes e filosofia empresarial dele levam à criação de uma cultura que afeta a vida diária de todos os funcionários. Se os objetivos e o código de ética forem negados, por não terem sido incentivados ou tolerados a diversidade, a dedicação, o trabalho duro, a perseverância, a igualdade, a rentabilidade e outras boas práticas, o CEO será responsável do fracasso.

Imagem pública

Ao contrário de qualquer outro empregado na empresa, o CEO é responsável de suas próprias ações e comportamento. O que é mais importante, se o CEO criar uma má imagem pública dele mesmo através de infidelidades maritais, discrepâncias financeiras, escândalos pessoais ou intimações de comportamento ilegal ou antiético, a percepção que as pessoas têm sobre a empresa será manchada. Portanto, o cargo cria uma responsabilidade pela imagem pública da organização. Um comportamento inapropriado pode levar à insubordinação no local de trabalho ou demonstrações de mal-estar e disconformidade, sendo o CEO o culpado.

Responsabilidade legal

O CEO de uma empresa é o responsável legal por aderir aos termos do contrato e se esforçar para servir à empresa para a qual trabalha. Em alguns países, as leis dos sindicatos exigem que os CEOs que não exibam dedicação aos interesses da empresa devem pedir demissão ao cargo e aos ganhos, às vezes de forma retroativa. Por exemplo: em Massachusetts, nos Estados Unidos, Lars Bildman, ex-CEO da Astra USA Inc., foi considerado culpado de fraude, desvio de dinheiro, violação do dever e assédio sexual aos empregados da empresa. Como resultado, ele teve que devolver para a empresa $5.599.097 (aproximadamente R$ 13 milhões) de salários e $1.180.000 (aproximadamente R$ 2,8 milhões) de gratificações.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível