Mais
×

Quais os riscos associados à operação de guindastes móveis próximos a linhas de energia

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A Occupational Safety and Health Administration regula a segurança no trabalho nos Estados Unidos. Os empregadores devem cumprir com os regulamentos da OSHA para proporcionar ambientes de trabalho seguros e sem perigos. Esses regulamentos são muito detalhados e específicos em relação às condições da indústria, incluindo regulamentos para operação de guindastes. Operar guindastes em torno linhas de energia requer um alto nível de consciência dos perigos e os requisitos de segurança envolvidos.

A operação de guindastes é cercada de uma série de riscos à segurança, especialmente perto de linhas de energia (Securing Power Lines image by Karin Lau from Fotolia.com)

Eletrocussão

O perigo de electrocussão para os operadores de guindaste e aqueles que trabalham em torno de linhas energia ativa é grave. Prevenção e preparação incluem desligar a alimentação, observar a distância mínima das linhas de energia, usar barreiras de isolamento, não utilizar o cabo de aço e usar um observador visual que tenha a comunicação desobstruída com o operador do guindaste. Os operadores e os funcionários na cabine da grua estão expostos ao risco de electrocussão quando operam máquinas a uma distância de 3 m das linhas de energia. Qualquer pessoa no chão, perto o suficiente para tocar o guindaste quando este estiver em contato com as linhas de energia também corre riscos.

Queda de cargas

Todas as operações que executam algum tipo de levantamento de peso, principalmente em locais pequenos sob linhas de energia, devem ser supervisionadas por funcionários treinados e qualificados. Prevenção e preparação incluem a movimentação de cargas menores em distâncias mais curtas, limitar a movimentação de trabalhadores perto de guindastes em operação e manter contato visual com os trabalhadores no chão em torno do equipamento.

Operação de guindastes móveis

Apenas trabalhadores qualificados devem operar os guindastes, especialmente debaixo ou próximos a linhas de energia. O treinamento deve incluir a operação, o reconhecimento dos riscos de segurança, sinais de observação, métodos de trabalho alternativos ao uso de um guindaste quando próximos a linhas de energia, regras básicas de mensura do peso, como proteger, manter e controlar a carga e realizar inspeções de segurança de equipamentos e aparelhamento.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article