on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Quais são os seis estágios do ciclo de vida de um pé de trigo?

Atualizado em 17 abril, 2017

O crescimento do pé de trigo é avaliado em estágios. É importante que os agricultores entendam esses períodos para ajudar a intensificar a produção. O estresse e a seca afetam de maneiras diferentes as plantas em cada estágio de crescimento. Existem vários sistemas usados para mensurar esses estágios. Por exemplo, a escala de Feekes, Zadoks e de Haun que são todas um pouco complicadas; mas existem seis etapas básicas de crescimento para um pé de trigo.

Quais são os seis estágios do ciclo de vida de um pé de trigo? (Comstock/Comstock/Getty Images)

Plântula

O primeiro estágio de crescimento do trigo é chamado de plântula. Esse estágio ocorre depois da germinação e começa quando as primeiras folhas emergem do solo e termina quando o primeiro galho sai. Durante esse estágio, as segundas folhas estão saindo e começando a se desenrolar, assim como há até seis raízes seminais.

Loading...

Perfilhamento

Os perfilhos são novos galhos que nascem da raiz. Em cada perfilho pode crescer a haste e inflorescências, de modo que o número de perfilhos irá determinar o potencial de produção da planta. O perfilhamento pode ocorrer antes ou depois da fase de dormência do inverno no trigo. Uma planta pode ter até seis perfilhos. Estes podem ser distinguidos a partir das folhas por uma bainha na base do crescimento chamado de duplo-anel.

Alongamento

O estágio do alongamento começa quando a haste faz seu segundo nó. Durante a fase de alongamento, os perfilhamentos pequenos e menos formados muitas vezes morrem. É importante que todo o trigo em um campo atinja a fase de alongamento ao mesmo tempo, de modo que as cabeças estejam maduras no momento da colheita.

Emborrachamento

Durante o estágio do emborrachamento, a cabeça do trigo se desenvolve e se torna visível através a bainha sobre a haste. O estágio de emborrachamento termina quando as pontas da cabeça, chamadas de aristas, começam a surgir.

Espigamento e florescimento

O estágio de espigamento e florescimento começa quando as aristas emergem da bainha. Quando elas saem, o florescimento começa; assim como acontece a polinização e fertilização. É importante que a fase de florescimento aconteça com todos os pés de trigo ao mesmo tempo. Logo após a fecundação, o embrião e endosperma começa a se formar.

Maturação

O estágio de maturidade começa imediatamente após a fertilização e inclui várias etapas curtas. O estágio leitoso é a primeira parte do amadurecimento e isso ocorre quando o grão começa a formar. O grão está completamente formado durante o estágio pastoso. A planta leva nutrientes do caule e das folhas e os transfere para o grão. O núcleo ainda está muito úmido no fim da fase de pastosa e contém cerca de 30% de água. Durante a fase de maturação, o grão perde o resto de sua umidade e está pronto para ser colhido.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...