Quais são as seis principais crenças do cristianismo?

Escrito por charmiane wilson | Traduzido por laura louzada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são as seis principais crenças do cristianismo?
A cruz é um símbolo poderoso para os cristãos (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

O cristianismo compartilha várias práticas e crenças com outras religiões, no entanto, ele tem algumas crenças somente suas. Ele baseia-se nos ensinamentos de Jesus de Nazaré. É uma religião monoteísta, o que significada que os cristãos acreditam e veneram um só Deus, que é considerado o criador do universo. Acredita-se que Ele continua ensinando e guiando seus seguidores até os dias atuais.

Outras pessoas estão lendo

A Bíblia

Acredita-se que os 66 livros da Bíblia cristã foram inspirados pela palavra infalível e autoritária de Deus. Ela é dividida em duas partes, o Antigo Testamento e o Novo Testamento. Estes livros foram escritos por homens que acreditavam estar trabalhando sob a orientação do Espírito Santo.

A Trindade

A Trindade é um conceito segundo o qual Deus existe eternamente em três formas: como Pai, Filho e Espírito Santo. Essas três pessoas não são distintas umas das outras, e existem em uma natureza divina. Há outros grupos, como as Testemunhas de Jeová e os Mormons, que se consideram cristãos, mas não creem que o conceito de trintade seja bíblico. Esses grupos afirmam que existem três membros, mas que eles não são um só ser.

O nascimento virginal

Os cristãos creem que uma mulher chamada Maria foi a mãe de Jesus. O filho foi colocado em seu ventre pelo Espírito Divino. Como esta gravidez não envolveu os processos reprodutivos normais dos seres humanos, Jesus era o filho de Deus e não de José, o homem que se casou com Maria.

Jesus

As crenças envolvendo Jesus e sua vida são que ele era filho de uma virgem e viveu uma vida livre de pecado Ele realizou vários milagres durante seu tempo na Terra, foi crucificado e morreu na cruz para redimir os humanos de seus pecados. Ele ressurgiu da morte e ascendeu ao céu, onde ele está com Deus, intervindo pelos humanos.

Pecado e salvação

O homem foi criado à imagem de Deus. No entanto, quando o pecado entrou na sua vida, ele tornou-se alienado de Dele. A única maneira de corrigir essa alienação é aceitar a oferta da salvação divina através da fé. Esta foi disponibilizada ao homem pela morte de Cristo, e não pode ser conquistada por obras ou mérito. A salvação envolve o processo de confessar que Jesus é o Senhor e aceitá-lo em seu coração e sua vida. Esta baseia-se na passagem da Bíblia em Romanos 10:9-11, que diz: "Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo; pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Porque a Escritura diz: Ninguém que nele crê será confundido."

O retorno de Jesus

No cristianismo há uma crença central de que Jesus Cristo voltará à Terra em uma data e hora desconhecidas. A Bíblia apresenta vários sinais que apontam para a proximidade do retorno de Jesus. Estes sinais são expressos nos livros de Mateus e Lucas, incluindo fome, doenças, terremotos em vários lugares, guerras, revoluções e anarquia.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível