Quais são os seis tipos de meteorização mecânica?

Escrito por calia roberts | Traduzido por marco magalhães
Quais são os seis tipos de meteorização mecânica?
Meteorização mecânica ocorre de várias maneiras diferentes (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

Meteorização mecânica, também conhecida como meteorização física, é o processo de partir e quebrar grandes rochas em rochas menores pela força física e sem nenhuma alteração química nas rochas. Muitos tipos diferentes de meteorização mecânica existem, e são resultado dos diferentes fatores físicos.

Crioclastia

Crioclastia é um tipo de meteorização mecânica que ocorre quando a água entra nas fendas e espaços das pedras e rochas. A água então congela e se expande, eventualmente rachando e quebrando as rochas de dentro para fora. A crioclastia normalmente ocorre em áreas com o clima frio o suficiente para congelar a água, como em regiões montanhosas.

Esfoliação

Esfoliação é um tipo de meteorização mecânica que ocorre quando bolhas de meteorização se formam na rocha e as descascam em lâminas. A camada exposta da rocha então se expande e resulta em esfoliação. Esse tipo de meteorização mecânica ocorre normalmente em áreas que contém rochas ígneas plutônicas, ou rochas formadas através da solidificação e resfriamento da lava ou magma.

Abrasão

Abrasão é um tipo de meteorização mecânica que ocorre quando a superfície de uma rocha se desgasta devido ao atrito físico de um agente abrasivo, como fragmentos de rocha. A fricção do agente abrasivo gradualmente remove a camada externa da pedra. Esse tipo de meteorização mecânica acontece normalmente em desertos.

Expansão e contração termal

Expansão e contração termal é um tipo de meteorização mecânica que ocorre com o aquecimento e resfriamento das pedras. Durante os meses mais quentes, as rochas irão aquecer e se expandir naturalmente. Durante os meses frios, a rocha também irá naturalmente se resfriar e se contrair. Esse ciclo constante de expansão e contração eventualmente causará fraturas na rocha. Esse tipo de meteorização mecânica também é comum em desertos com altas temperaturas diurnas e baixas temperaturas diurnas.

Haloclastia

Haloclastia é um tipo de meteorização mecânica que ocorre quando a água corre para as fendas e espaços nas rochas e então evapora. A água evaporada deixa para trás sal dissolvido, que lentamente se transforma em cristais de sal e eventualmente desgasta e racha a rocha. Esse tipo de meteorização mecânica acontece normalmente em áreas com climas áridos.

Meorização por raízes

Meteorização por raízes é um tipo de meteorização que ocorre quando as raízes e as plantas crescem ao redor de rochas. Durante esse processo, pequenas raízes começam a crescer nos buracos e fendas de uma rocha. As raízes continuam a crescer e a se expandir, causando pressão na rocha, que eventualmente a racha e a quebra. Esse tipo de meteorização não é específico a nenhuma região ou clima.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível