Quais são as semelhanças entre as artes gótica e renascentista?

Escrito por ann trent | Traduzido por carolina pires
Quais são as semelhanças entre as artes gótica e renascentista?
Michelangelo é uma das figuras principais do Renascimento (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

O período Gótico, geralmente situado entre os séculos 12 e 15 na Europa, foi caracterizado por artes religiosas com foco na arquitetura. Já o Renascimento, que sobrepõe o período gótico em seus primeiros anos, em geral é considerado como tendo ido do fim do século 14 até o 17, e expandiu grandiosamente o âmbito e o assunto das artes. Apesar desses dois períodos terem algumas características em comum, os períodos Gótico e Renascentista tinham pontos de foco muito diferentes.

Temas

A arte gótica era principalmente focada em figuras e temas religiosos cristãos. As pinturas de nus ou figuras da mitologia não eram comuns a esse período. Já a arte renascentista estendeu seus temas às imagens da mitologia pagã, governantes vivos ou aristocratas e outras cenas humanas realistas. Apesar de esses novos elementos terem sido introduzidos gradualmente, os simbolismos e imagens da religião cristã ainda eram extremamente comuns, apesar de muitas vezes humanizados e feitos de forma a parecerem menos ideais.

Quais são as semelhanças entre as artes gótica e renascentista?
Os irmãos Limbourg, pintores góticos, foram famosos por seus manuscritos iluminados (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Visão de mundo

Enquanto a arte gótica era essencialmente devota e religiosa, a renascentista era mais centrada no mundo, focando não apenas em figuras religiosas e representações de histórias, mas em questões como a ciência e a exploração. Devido a várias descobertas científicas durante essa era, assim como relatos de novos mundos, os pintores renascentistas começaram a ver o mundo além de suas próprias cidades ou países como digno de atenção artística. Muitos artistas do período eram também cientistas e pensadores. Michelangelo, um pintor, anatomista e inventor, é o principal exemplo de "Homem renascentista". Por causa dessas mudanças na visão de mundo, a arte do período muitas vezes exibia figuras como cientistas, exploradores e visões imaginárias desses "novos mundos" baseadas nos relatos dos exploradores. A arte do renascimento é muitas vezes chamada de "humanista", porque a figura humana e as conquistas humanas são o foco, ao invés da religião e do divino.

Quais são as semelhanças entre as artes gótica e renascentista?
Michelangelo era não apenas um pintor, mas também um inventor (Creatas/Creatas/Getty Images)

Arquitetura e escultura

A forma principal de arte gótica foi a arquitetura, principalmente na forma de catedrais. É significativo que a arquitetura gótica tenha sido principalmente voltada à construção de prédios religiosos. A arquitetura gótica é conhecida pelo uso de arcos que apontam para cima, que se relacionam às estruturas que seguram as paredes pesadas. Os arcobotantes criam a linha vertical elegante para cima da arquitetura gótica e permitem janelas grandes, onde os artistas costumavam exibir brilhantes vitrais. A arquitetura renascentista exibia formas romanescas (construir uma casa em volta de um pátio, por exemplo) muitas vezes baseado em círculos ao invés dos movimentos verticais para cima da arquitetura gótica. No Renascimento, a escultura foi bem mais importante que a arquitetura. Esculturas como o Davi, de Michelangelo, mostravam extremo naturalismo e adoção da forma humana nua.

Quais são as semelhanças entre as artes gótica e renascentista?
Arcobotantes (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Pintura

As pinturas eram menos comuns na era Gótica do que no Renascimento, e podiam em geral ser encontradas em igrejas ou manuscritos iluminados (o que se refere a livros com ilustrações). A pintura durante o período Gótico era muitas vezes rígida e bem menos naturalista do que a arte do Renascimento, embora fosse bem mais naturalista do que a arte medieval. Nas pinturas góticas, as figuras importantes eram muitas vezes colocadas maiores do que as outras personagens na pintura, o que criava escalas de tamanho não muito realistas. A pintura foi uma grande parte da arte renascentista. Os pintores renascentistas pintavam figuras humanas de uma forma muito naturalista e realista. Eles usavam sombreamentos e cores, e muitas vezes pintavam figuras em seus planos de fundo extremamente detalhados. Além disso, o uso da figura humana nua se tornou extremamente popular.

Quais são as semelhanças entre as artes gótica e renascentista?
A pintura da capela sistina de Michelangelo contém várias pessoas nuas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível