×
Loading ...

Quais são as semelhanças entre a pesquisa qualitativa e a quantitativa?

Atualizado em 23 março, 2017

A pesquisa se divide basicamente em duas categorias: a pesquisa qualitativa e a pesquisa quantitativa. A pesquisa qualitativa lida com descrições mais abstratas, enquanto a quantitativa trata de números e dados concretos. O cheiro de um hambúrguer, por exemplo, é qualitativo, enquanto o seu peso em gramas é quantitativo. Apesar destas diferenças fundamentais, existem algumas grandes semelhanças entre estas duas formas de pesquisa.

As duas formas de pesquisa exigem trabalho intensivo (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Dados qualitativos

Uma semelhança entre a pesquisa qualitativa e a quantitativa é que os dados brutos são, em última análise, qualitativos. Mesmo que os números sejam imparciais, o pesquisador ainda tem que escolher alguns números e desconsiderar outros. Assim, enquanto os próprios números são objetivos, o processo de escolha e justificativa do por que eles são mais importantes do que outros números é qualitativo, o que faz toda a pesquisa ser qualitativa em algum grau.

Loading...

Coleta de dados quantitativos

Enquanto alguns dados qualitativos são simplesmente impressões do pesquisador, outros são transformados em dados quantitativos. Exemplos disso incluem pesquisas nas quais as pessoas dão a sua impressão sobre algo em uma escala de 1 a 5; embora as impressões sejam qualitativas, elas são expressas de uma maneira quantitativa. Isto permite que os pesquisadores transformem as impressões qualitativas em dados quantitativos.

O papel do pesquisador

Ambos os métodos de pesquisa, qualitativo e quantitativo, envolvem o pesquisador. A diferença está na forma como ele está envolvido. Em um estudo antropológico qualitativo, por exemplo, o pesquisador pode "incorporar-se" em um grupo de pessoas e escrever suas impressões. Porém, em um estudo clínico quantitativo, o pesquisador irá elaborar o estudo por conta própria. De qualquer maneira, o pesquisador está envolvido de forma qualitativa em algum momento do projeto. Esta é uma similaridade-chave entre os dois métodos.

Métodos mistos

A realidade da pesquisa quantitativa e qualitativa é que a maioria dos estudos são mistos. A fim de obter uma imagem completa de um tópico, um bom pesquisador precisa usar uma combinação de dados brutos e impressões individuais. Esta é a semelhança fundamental entre a pesquisa qualitativa e a quantitativa - ambas são utilizadas na maioria dos estudos acadêmicos.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...