×
Loading ...

Quáis são os sete tipos principais de pontes?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As pontes são estruturas construídas para permitirem a passagem sobre os obstáculos a transpor tais como cursos de água, desfiladeiros ou estradas. Hoje em dia, graças às tecnologias e aos novos métodos de construção, as pontes podem abarcar distâncias maiores e transportar cargas mais pesadas. Embora a envergadura da construção de pontes tenha se expandido, os principais tipos de pontes são quase os mesmos que a humanidade têm usado há séculos.

As pontes estaiadas são a continuação das pontes suspensas tradicionais (bridge image by Antons Trifonovs from Fotolia.com)

Suspensão

As pontes suspensas abarcam as distâncias mais longas de qualquer tipo de ponte -- até aproximadamente 2.100 m de comprimento. As mais básicas são feitas de madeira e corda, mas essas são geralmente instáveis e perigosas. As pontes suspensas modernas utilizam fios de aço de alta resistência amarrados uns aos outros para formarem um cabo forte que suporta o peso da estrada. Um cabo pode conter milhões de cabos individuais de aço. A ponte suspensa mais longa, chamada Akashi Kaikyo, está no Japão e mede 1.991 m de comprimento.

Loading...

Arco

As pontes em arco têm sido utilizadas há milhares de anos, e os melhores exemplos da sua construção podiam ser vistos na Roma Antiga. Elas têm uma força natural considerável, pois os métodos de construção criam um tipo de empurrão e um aperto natural nos materiais da estrutura. Tradicionalmente, as pontes de arco eram feitas de pedra ou de tijolos, mas os engenheiros contemporâneos utilizam concreto e aço.

Cantiléver

As pontes cantiléver utilizam uma "plataforma de 10 m" em cada lado do vão para suportar um terceiro vão no centro. Essas "plataformas" estão fixadas nos extremos terrestres por vigas fortes.

Viga

As pontes em viga são as mais antigas e consistem em uma viga suportada por hastes em cada lado da mesma. Na sua forma mais simples, ela consiste em um tronco de árvore sobre um rio, mas a sua construção tem evoluído consideravelmente. As pontes em viga geralmente são feitas de madeira ou de metal.

Estaiada

As pontes estaiadas são similares às pontes suspensas, mas em vez de um cabo longo suspenso sobre o comprimento da ponte, elas utilizam cabos curtos fixados em um design de ventilador ou de "harpa". Esses cabos estão conectados diretamente com a ponte a partir de uma ou de várias torres de alta tensão paralelas ao comprimento da ponte.

Treliças

As pontes de treliças são compostas por uma série de triângulos -- geralmente vigas de aço -- que suportam o vão da ponte. Esse design é comumente incorporado a outros tipos de pontes para formar uma espécie de ponte híbrida. As pontes de treliças usualmente se incorporam aos designs das pontes cantiléver, de arco e de viga.

Pontes móveis

As pontes móveis são geralmente construídas para ficarem sobre cursos de águas navegáveis para que os botes e as embarcações possam atravessá-los. A ponte levadiça é o tipo de ponte móvel mais antigo, mas há muitos outros desde os que utilizam um elevador para levantar a seção móvel até os tipos que submergem a parte móvel e os que a enrolam.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...