Quais são os significados de gestos de mão?

Escrito por jeanne baird | Traduzido por uly ribeiro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são os significados de gestos de mão?
Gestos com as mãos têm significados distintos em diferentes países (hand image by Luki_Poland from Fotolia.com)

Gestos com as mãos são uma maneira rápida e tranquila para as pessoas de todas as culturas expressarem, tanto positiva quanto negativamente, um sentimento ou uma palavra particular. Cada cultura tem seus próprios gestos, e eles nem sempre significam a mesma coisa universalmente.

Outras pessoas estão lendo

OK

Fazer o "OK" com o polegar e o dedo indicador é um gesto positivo nos Estados Unidos. É feito ao se tocar a ponta do polegar com a ponta do dedo indicador. Os outros três dedos são estendidos acima do polegar e do dedo indicador. No entanto, este gesto é considerado um insulto na França e na América Latina.

Vitória

Para fazer o gesto de mão de "vitória", deve-se dobrar o terceiro e quarto dedos deixando-os tocar a ponta do polegar, prolongar o indicador e o dedo médio para cima, separando-os por cerca de 4 cm para formar a letra V, e virar a palma da mão para a frente. Os líderes aliados e os hippies usaram este gesto em momentos diferentes. Os aliados usaram para mostrar o símbolo da vitória na Segunda Guerra Mundial, enquanto os hippies utilizaram-no durante a Guerra do Vietnã para expressar seus sentimentos anti-guerra.

Positivo

O gesto de "positivo" é feito ao se estender o polegar no ar enquanto enrola-se os outros quatro dedos para dentro. O significado por trás desse gesto, pelo menos nas culturas ocidentais, é "bom trabalho" ou "as coisas estão boas". No entanto, em lugares como América Latina, Sardenha, Grécia e sul da Itália, o gesto tem o significado oposto. Nesses lugares, o sinal é visto como negativo e insultante.

Aceno

Quando uma pessoa enrola o dedo indicador algumas vezes, geralmente é feito para pedir para outra pessoa se aproximar. Nos Estados Unidos, este gesto pode ser visto em restaurantes quando uma pessoa tenta chamar um garçom. Em outros países, tem um significado diferente. Realizar este gesto no Japão pode ser visto como rude e, em Cingapura, é um sinal de morte.

Pare

Colocar uma palma da mão para fora, com todos os dedos apontando para cima é reconhecido nos Estados Unidos como um gesto para parar. Outros significados podem incluir a ideia de "conversa com a minha mão" ou "fique longe". Por outro lado, na Malásia, este gesto é usado para obter a atenção de um garçom ou para sinalizar que você gostaria de dizer alguma coisa.

Apontar

Estender o dedo indicador para fora é feito para indicar algo específico. Apontar o dedo pode ser considerado falta de educação, por exemplo, quando as crianças apontam para as pessoas ou coisas que acham divertidas ou estranhas. Apontar o dedo é também uma forma de colocar a culpa de algo em alguém.

Cruzar os dedos

Cruzar os dois primeiros dedos de uma das mãos significa boa sorte. A origem deste gesto é desconhecida, mas há relatos de que pode ser oriundo das culturas asiáticas, cristãs e muçulmanas. Atualmente, cruzar os dedos é reconhecido como um gesto de esperança de boa sorte.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível