Quais são as similaridades entre aves e mamíferos?

Escrito por jack powell | Traduzido por pamela oliveira
Quais são as similaridades entre aves e mamíferos?

Aves e mamíferos compartilham algumas características

NA/AbleStock.com/Getty Images

A maior parte das pessoas tem consciência de várias diferenças entre aves e mamíferos. Enquanto aves têm penas, não possuem dentes e põem ovos, mamíferos têm pelos ou cabelos para manter a temperatura, possuem dentes e dão a luz a filhotes já formados. Apesar das aves terem mais relação com os répteis do que com os mamíferos, eles ainda têm várias características em comum.

Outras pessoas estão lendo

Sangue quente

Tanto aves como mamíferos são animais de sangue quente, o que significa que são animais que podem manter sua temperatura corporal constante sem depender de fontes de calor externas. Essa característica pro si só já leva a diversas outras semelhanças como as necessidades calóricas similares dependendo do peso do animal e a habilidade de se manter ativo em temperaturas baixas. Animais de sangue frio, como répteis, não precisam comer tanto, mas também não sobrevivem em temperaturas mais baixas. Ter sangue quente também garante aos mamíferos e aves a capacidade única de habitar qualquer pedaço de terra do planeta.

Vertebrados

Todas as espécies de mamíferos e de aves são classificadas como vertebrados, o que significa que possuem coluna vertebral e sistemas esqueléticos feitos de ossos. Entretanto, aves possuem ossos ocos de matriz entrecruzada para aumentar a resistência. Os ossos ocos são mais leves o que permite o voo, enquanto a estrutura entrecruzada aumenta a resistência para suportar a pressão nos momentos de levantar voo e aterrissar.

Coração

Aves precisam de muita energia para poderem voar. O que torna necessário um sistema circulatório eficiente e efetivo, para isso eles desenvolveram um coração com quatro câmaras, dois átrios e dois ventrículos, assim como os mamíferos. Um dos principais benefícios desse tipo de sistema circulatório é a separação do sangue rico em oxigênio do pobre em oxigênio. Outras espécies de animais, como répteis, possuem corações com menos câmaras, o que significa que tanto o sangue oxigenado quanto o pobre em oxigênio circulam pelas mesmas câmaras - um modelo muito menos eficiente.

Sangue

O sangue das aves e dos mamíferos possuem células vermelhas e brancas, chamadas eritrócitos e leucócitos respectivamente. Os eritrócitos das duas classes de animais possuem hemoglobina, uma proteína que contém ferro e é responsável pelo transporte de oxigênio e dá a cor vermelha ao sangue. Apesar dos dois tipos de animais possuírem essas células, os eritrócitos de mamíferos não possuem núcleo, enquanto os das aves possuem. Os leucócitos dos dois tipos de animais são responsáveis pela regulação imunológica.

Cuidado com os filhotes

Outra semelhança entre aves e mamíferos é que ambos cuidam de seus filhotes depois de nascerem ou eclodirem. O tempo que os filhotes ficam sob cuidados dos pais varia de espécie para espécie, dependendo da idade em que o filhote possa cuidar de si próprio. Mamíferos alimentam os filhotes com leite materno, enquanto aves o fazem bico a bico.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media