×
Loading ...

Quais são os sinais de que seu canário está morrendo?

Os canários podem ser um acréscimo maravilhoso a qualquer família que crie pássaros, trazendo cores ousadas e brilhantes, e um canto alegre. Por outro lado, eles são muito sensíveis, e podem vir a falecer rapidamente por causa de doenças, veneno, estresse em seu ambiente e deficiências nutricionais. Os sinais que eles podem exibir durante a doença são muitos, e os criadores devem estar bem informados em relação ao que observar.

Os canários devem receber atenção especial, pois são muito sensíveis (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Alerta

Qualquer sinal de doença que você possa perceber em um animal de estimação deve ser informado através de uma ligação ao seu aviário especialista ou ao veterinário de animais de pequeno porte.

Loading...

Problema / possível solução

Qualquer pássaro de estimação, incluindo os canários, podem mascarar os sinais precoces de uma doença. Na natureza, eles tentam esconder a doença de outros pássaros, a fim de prevenir que outras aves a molestem; eles farão o mesmo em sua casa. O canário pode ir até sua tigela de ração e se comportar como se estivesse comendo muito mais que o normal, para parecer faminto e saudável. Seu pássaro pode estar menos ativo que o normal, e você pode notar isso assoprando sua cauda. Uma mudança na aparência de suas fezes é outro motivo de preocupação.

Perigo significativo

Quando um canário começa a ficar muito doente e com risco de morte, ele irá parar de cantar. Ele vai sentar em seu poleiro e parecerá inchado, geralmente com a cabeça baixa ou sob sua asa. O pássaro pode passar muito tempo com os olhos fechados. Irá parar de comer, e se tornará muito difícil fazer com que ele se desloque de um canto do poleiro a outro, ou fazer com que vá comer ou beber água. Você pode notar que sua respiração é muito mais acelerada. Dependendo da doença, ele pode de repente cair do poleiro e morrer imediatamente.

Estágio final

Quando os sintomas da morte iminente se tornam mais evidentes, o canário geralmente irá ao fundo de sua gaiola e não terá forças para subir até o poleiro. Você provavelmente vai notar que sua respiração tornar-se-á muito mais difícil. Por fim, o canário pode deitar de frente, abrir as asas e relaxar, com a respiração se tornando muito superficial e, eventualmente, parar. Quando ele morre, seus olhos se tornam monótonos e sem vida.

Considerações

Se você não liga nem visita seu especialista em aves aos primeiros sinais de doença do seu canário, considere ligar a ele após a morte do passarinho. Ele deve fazer uma autópsia neste para determinar a causa da morte. É importante encontrar se ele contraiu uma infecção, uma doença, uma lesão ou talvez tivesse uma deficiência congênita da qual o criador deveria estar ciente. O canário pode ter tido uma deficiência dietética, portanto, informe seu veterinário sobre sua alimentação.

Loading...

Recursos

Loading ...
Loading ...