Conhecimento

Quais os sinais do final da gestação de uma gata?

Escrito por jessica jones | Traduzido por erick vasconcelos
Quais os sinais do final da gestação de uma gata?

Gatos nascem normalmente 24 horas após o começo do trabalho de parto

mother cat feeding her kittens image by Cherry-Merry from Fotolia.com

O período de gestação dos gatos varia entre 63 e 65 dias. Durante este tempo, sua gata pode ganhar um pouco de peso, mas em geral há poucas mudanças físicas. Logo antes do parto, o comportamento dela deve mudar, tornando-se ansiosa, distraída ou inquieta. Monitore de perto sua gata durante esse momento, já que o trabalho de parto começa cerca de 24 horas depois dessa mudança. Faça uma área para o parto da sua gata com cobertores e toalhas. Mesmo que ela dê a luz em outro lugar, você pode mover a mãe e os filhotes para essa área mais tarde para mantê-los seguros e aquecidos.

Outras pessoas estão lendo

Inquietude

Antes de dar à luz, sua gata pode tornar-se inquieta e não conseguir se sentar em qualquer lugar por muito tempo. Esconder-se em locais escuros da casa, andar de um lado para outro e mudar de posição com frequência são sinais que sua gata está prestes a dar à luz. Prepare uma área para que ela dê a luz, dando segurança para ela e os filhotes. Alinhe uma caixa com cobertores ou coloque-os num canto quieto ou num armário da sua casa para quando sua gata começar a apresentar comportamento inquieto. Essa inquietude começa de 12 a 24 horas antes do início do trabalho de parto.

Uivos e lambidas

Além da inquietude, uivos são outro sinal de que sua gata está prestes a entrar em trabalho de parto. Os uivos podem ser curtos ou longos e começam de 12 a 24 horas antes do trabalho de parto, ocorrendo em conjunto com o comportamento inquieto. Sua gata também pode começar a lamber o próprio corpo, especialmente a área vaginal e o abdomen antes de dar à luz.

Mudanças físicas

As mudanças físicas que ocorrem durante o estágio final da gestação incluem a diminuição da temperatura retal e mudanças nos hábitos alimentares. Sua gata pode tornar-se bastante faminta ou pode não querer comida nenhuma. Uma respiração pesada também pode ocorrer. Ela pode deitar-se de lado ou de cócoras quando contrair o útero. Leve sua gata à área que você arrumou quando ela fizer isso. Se ela não for, não tente movê-la, mas cerque-a com os cobertores.

Chegada dos filhotes

Uma descarga esverdeada ou uma pequena bolsa verde saída da abertura vaginal significa o nascimento do primeiro filhote. Algumas gatas lambem essa descarga, então, você pode não conseguir vê-la. Os gatinhos normalmente nascem uma hora depois da liberação desse líquido. Dependendo do número de filhotes, sua gata pode parir um ou dois deles, descansar por alguns minutos e, então, dar a luz ao resto. Em casos raros, pode levar de 24 a 48 horas desde o nascimento do primeiro filhote até o nascimento dos demais.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media