×
Loading ...

Quais são os sinais de gravidez em ratos?

Atualizado em 23 março, 2017

A gravidez de um rato dura entre 21 e 23 dias. Eles atingem a maturidade sexual a partir de cinco semanas de vida e rapidamente desenvolvem ciclos regulares de fertilidade, o que torna a criação de ratos um processo previsível. Um rato pode engravidar através de um único encontro sexual, embora a maioria dos ratos exijam várias sessões de acasalamento antes que a gravidez realmente ocorra. Alimente fêmeas grávidas com uma dieta nutritiva e deixe com que pratiquem exercícios físicos de forma regular.

Fêmeas de ratos grávidas podem ganhar peso visivelmente (the rat on the cheese sandwich image by Oleg Sviridov from Fotolia.com)

Ganho de peso

Um rato pode ganhar peso durante toda a gravidez ou o ganho de peso pode ocorrer perto do nascimento. A barriga da fêmea grávida se sobressairá e seu corpo ficará em forma de pera. Andar será algo desconfortável e você poderá até mesmo ser capaz de observar os bebês chutando pelo ventre.

Loading...

Mamilos salientes

A poucos dias do início da gravidez, o pelo ao redor dos mamilos do rato fêmea começará a diminuir e os mamilos sobressairão. Eles podem parecer estar inchados e podem mudar de cor ligeiramente.

Comportamento agressivo

A fêmea grávida experimenta uma onda de hormônios que, por vezes, causam um comportamento agressivo. Ela pode ficar ansiosa quando tocada ou, se outro rato ficar muito próximo, ela pode morder ou guinchar.

Regressão social

Uma fêmea grávida pode começar a evitar outros ratos ou seus proprietários e parecer regredir socialmente. Ela pode ficar ansiosa quando confrontada por outros ratos e preferir ficar sozinha.

Mucosa vaginal

Uma mucosa de cor branca se forma sobre a vagina da fêmea depois que ela engravida. Isso ajuda a proteger o útero, bloqueando-o. Ela se solta um pouco antes do parto.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...