Quais são os sinais da ovipostura de um periquito fêmea?

Escrito por carmen laboy | Traduzido por débora sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são os sinais da ovipostura de um periquito fêmea?
As cores dos periquitos são bem variadas (perruche image by CB94 from Fotolia.com)

Os periquitos são aves de pequeno porte das famílias Psittacidae ou Conure, de acordo com a enciclopédia "Mundo Animal". Eles são pequenos papagaios que medem de 15 cm a 45 cm e suas cores são bem variadas. Bastante inteligentes, esses pássaros gostam de cantar e imitar os sons que ouvem. Os periquitos possuem ovário, mas não ficam gestantes. Em vez disso, eles botam ovos.

Outras pessoas estão lendo

Informação geral

Os periquitos não precisam de companheiros para botar ovos. No entanto, um ovo não fertilizado não choca nem transforma-se em um pássaro. De acordo com a enciclopédia "Mundo Animal", os periquitos atingem a maturidade sexual entre cinco e 36 meses de idade, dependendo da espécie, e preferem ter um companheiro para vida. Os casais precisam ser separados das outras aves, pois eles tornam-se agressivos. As fêmeas reprodutoras também necessitam de uma alimentação especial com sementes mais gordurosas e suplementos vitamínicos. Geralmente, é fácil determinar o sexo do periquito pela cor da sua cera (a área protuberante acima do bico), mas a cor pode variar, dependendo da espécie. Se você quiser acasalar os seus pássaros, dê um osso de siba para que a ave possa retirar o cálcio e pergunte a um veterinário sobre exigências nutricionais e como saber se eles estão saudáveis ​​o suficiente para procriar.

Sinais da postura de ovos

Para colocar um ovo fértil, um periquito fêmea precisa acasalar com um macho, geralmente mais de uma vez. Os pássaros regurgitam para frente e para trás, um para o outro, então o macho montará na fêmea no meio de um grande bater de asas. De acordo com o site "Practical Pet Care", a fêmea deposita um ovo dentro de 30 horas após o acasalamento se o macho conseguir fertilizá-la. Então, ela colocará um a cada dois dias, geralmente somando um total de três a oito ovos.

Antes de colocar o ovo, o pássaro normalmente produzirá movimentos intestinais visivelmente maiores do que o normal. Ela pode começar a trocar as penas e usá-las no ninho ou pode tornar-se mais interessada do que o habitual na caixa de nidificação. O periquito pode começar a criar uma rotina, como limpar-se repetidamente ou andar ao redor da gaiola de uma certa maneira, mas isso só deve durar algumas horas.

Sinais de complicações

Frequentemente, os periquitos podem não botar mais ovos, muitas vezes quando a mãe não recebeu vitaminas ou variedade o suficiente em sua alimentação, ou por falta de cálcio. Pode acontecer de o ovo ficar preso à vulva, que pode colocar pressão sobre os órgãos internos do pássaro, causando eventualmente a morte. Sinais dessa complicação incluem um abdômen inchado (a barriga das aves não inchará a menos que haja um problema), respiração difícil ou manqueira. Esse último pode ser um sinal de dano grave no nervo causado por um ovo preso. Outro sinal de dificuldade é a ave ficar sentada no chão por longos períodos de tempo.

É importante levar o seu animal a um veterinário de aves experiente, se achar que há mesmo a menor possibilidade de que ele seja com um ovo preso. Se não conseguir ajuda, há uma alta probabilidade de que o seu periquito morra, de acordo com o "Practical Pet Care's Bird Forum".

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível