Quais os sintomas da alergia ao látex?

Escrito por jacqueline trovato | Traduzido por agmar vitti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais os sintomas da alergia ao látex?
Se você é alérgico a látex, deve estar familiarizado com os sintomas (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Se você é alérgico a látex, deve estar familiarizado com os sintomas. Alguns deles são moderados, mas outros podem ser uma ameaça à vida. Você deve não apenas ficar atento aos sintomas, mas deve aprender por que apresenta sintomas quando se expõe ao látex, para que possa evitar a ocorrência da alergia.

Outras pessoas estão lendo

Alergia a látex

Quando você tem alergia a látex, você é alérgico a proteínas existentes no látex da borracha natural. Seu corpo reage à proteína como se ela fosse uma substância nociva, fazendo com que você apresente um ou mais sintomas. Seu médico pode diagnosticar esta alergia através de um exame de sangue ou teste cutâneo de alergia.

Quais os sintomas da alergia ao látex?
Seu médico pode diagnosticar esta alergia através de um exame de sangue ou teste cutâneo de alergia (Liquidlibrary/liquidlibrary/Getty Images)

Sintomas a serem observados

A alergia a látex pode causar problemas respiratórios como asma (chiado ou dificuldade para respirar), aperto no peito, tosse, garganta irritada, coriza, espirros e congestão nasal; problemas de pele como coceiras, vermelhidão e inchaço (urticária e vergões); problemas estomacais como cólicas, diarreia, vômitos e dores abdominais; coceira nos olhos e lacrimejamento; dores de cabeça; e em casos graves, o choque anafilático (uma condição que oferece risco de vida).

Quais os sintomas da alergia ao látex?
A alergia a látex pode causar problemas respiratórios como a asma (Creatas/Creatas/Getty Images)

Choque anafilático devido à exposição ao látex

O choque anafilático é uma reação alérgica fatal. Algumas pessoas que têm alergia a alimentos ou a insetos correm o risco de apresentar o choque. O mesmo ocorre com pessoas alérgicas ao látex, por isso esta alergia deve ser levada a sério.

Ela deve ser considerada uma emergência e uma situação que oferece risco à vida. Ela ocorre rapidamente, levando ao fechamento e à obstrução das vias aéreas, limitando o fluxo de ar aos pulmões e fazendo a pressão sanguínea cair a níveis perigosos.

Pessoas em choque anafilático podem sentir tontura e perder a consciência, mostram confusão mental e dificuldade para falar, podem apresentar lábios, pele e unhas azuis, pulsação acelerada, náusea, vômitos ou diarreia.

Pessoas com alergia grave ao látex e que correm o risco de apresentar o choque anafilático devem verificar com seu médico a possibilidade de levar com elas um autoinjetor de epinefrina para casos de emergência.

Quais os sintomas da alergia ao látex?
Algumas pessoas que têm alergia a alimentos ou a insetos correm o risco de apresentar choque anafilático (NA/PhotoObjects.net/Getty Images)

O que evitar

A melhor forma de se evitar os sintomas da alergia ao látex é evitando o contato com este material. Você não tem necessariamente que tocar o látex para sentir os sintomas. Os problemas podem decorrer da inalação das proteínas do látex também. Muitos objetos de uso médico contêm látex, de forma que profissionais da área da saúde com alergia ao látex devem ficar atentos para evitar estes utensílios. Entre estes produtos estão as luvas de látex, diafragmas, utensílios para a medição da pressão sanguínea, tubos de estetoscópio, torniquetes, luvas usadas para a lavagem de louças, vestimentas contendo spandex e elásticos.

Quais os sintomas da alergia ao látex?
Muitos objetos de uso médico contêm látex (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Alimentos a serem observados se você apresenta alergia ao látex

Algumas pessoas com alergia ao látex também apresentam alergia aos seguintes alimentos: bananas, abacates, castanhas, amêndoas, kiwis, maçãs, cenouras, mamões, tomates, aipos, melões, batatas, peras, pêssegos, ameixas e cerejas.

Quais os sintomas da alergia ao látex?
Algumas pessoas com alergia ao látex também apresentam alergia a muitos alimentos (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível