Quais os sintomas de clamídia em bebês recém nascidos?

Escrito por randall shatto | Traduzido por ricardo schweitzer
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais os sintomas de clamídia em bebês recém nascidos?
Verifique a presença desses sintomas para saber se o seu bebê possui clamídia (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

A clamídia é uma doença tratável que geralmente afeta pessoas com diversos parceiros sexuais e com menos de 25 anos de idade. Os exames e tratamento para essa doença são muito simples, e um bebê recém nascido pode sofrer efeitos adversos se a doença não for tratada. Existem muitos sintomas que indicam que seu filho pode ter clamídia.

Outras pessoas estão lendo

Significância

Exames de ultrassom podem ser usados para monitorar o peso de seu feto durante a gravidez, pois o nascimento com pouco peso é um dos sintomas de clamídia na mãe. Um ultrassom irá mostrar se o feto é menor do que devia ser nesse estágio. Também verifique sinais de nascimento prematuro, pois uma mãe com clamídia irá dar a luz pelo menos algumas semanas antes da data correta, e até alguns meses antes.

Identificação

Quando o seu bebê nascer prematuramente, a dificuldade de respiração é uma preocupação real. Um feto normalmente não começa a respirar por conta própria até a 36ª semana, e bebês que nascem com pouco peso podem sofrer de problemas cardíacos e pulmões subdesenvolvidos. Problemas visuais também ocorrem quando há a presença de pus ou descarga de fluidos, assim como vermelhidão ou inchaço nos olhos também são sintomas conhecidos. A pneumonia também é associada com a clamídia, incluindo sintomas parecidos com a gripe e resfriado. O bebê pode sentir dificuldade de respirar ou tossir profundamente.

Período de tempo

O feto não irá contrair clamídia até que ele passe pelos fluídos vaginais, quando o fluído que contém a doença a transmitirá para seu bebê. Imediatamente quando o bebê nascer, normalmente de forma prematura, será possível perceber a falta de peso. Dentro de duas semanas seu recém-nascido irá desenvolver os sintomas nos olhos. Pneumonia também poderá ocorrer nos primeiros quatro meses após o nascimento.

Efeitos

Os efeitos da clamídia se mantém a longo prazo se a doença não for tratada. O bebê pode sofrer de palpitações cardíacas e precisar receber cirurgia ou medicação. Infecções no ouvido também são frequentes, podendo levar a perda parcial ou total da audição em um ouvido ou em ambos. Infecções pulmonares também podem surgir causando dor e desconforto na respiração e tosse, podendo levar a um caso grave de asma.

Prevenção/solução

Antibióticos simples podem prevenir a transmissão da clamídia para o bebê recém-nascido. Seu obstetra ou ginecologista irá realizar um teste para verificar a presença de doenças sexualmente transmissíveis assim que confirmar sua gravidez. Caso seu médico não sugira a realização dos exames, peça para fazê-los mesmo assim, pois mesmo que você considera que não tem o risco de contrair DST, o exame é rápido, indolor e importantíssimo para a sua saúde e de seu bebê. Se você transmitir clamídia para seu recém-nascido, faça o tratamento imediatamente. Um antibiótico irá tratar os sintomas da clamídia em aproximadamente de duas a quatro semanas. Nem todos os recém nascidos apresentam sintomas de clamídia, portanto solicite ao seu pediatra que seu filho seja examinado para a presença doença mesmo que não considere que exista o risco de contaminação.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível