Saúde

Quais são os sintomas de um coágulo de sangue na cabeça ou na têmpora?

Escrito por antonia sorin | Traduzido por lara scheffer
Quais são os sintomas de um coágulo de sangue na cabeça ou na têmpora?

Os glóbulos vermelhos se juntam às plaquetas e à fibrina para coagular o sangue

Chad Baker/Photodisc/Getty Images

Em qualquer lugar onde existam veias e artérias, coágulos sanguíneos se formam. Isso inclui a cabeça e a têmpora. Entretanto, é mais frequente que ele tenha se formado em algum outro lugar e tenha chegado até a cabeça. Um coágulo de sangue no cérebro pode levar a um derrame ou à morte.

Outras pessoas estão lendo

Definição

A coagulação do sangue é um processo no qual as plaquetas e os glóbulos vermelhos, junto da fibrina, um tipo de proteína, formam um amontoado para parar um sangramento após um vaso sanguíneo ter se rompido. A formação de crostas ocorre quando esse processo acontece na superfície da pele. A coagulação interna, que acontece dentro do vaso sanguíneo, pode ser perigosa. Embora a maior parte dos coágulos seja dissolvida naturalmente pelo corpo, se houver algum que continue a se formar dentro de uma veia ou artéria, pode chegar ao ponto de bloquear o fluxo sanguíneo. Quando um coágulo se forma no cérebro, é chamado de trombose venosa cerebral.

Trânsito

Os coágulos sanguíneos podem se soltar de onde se formaram e chegar a outras partes do corpo, como o coração, cérebro ou pulmões.

Causas

Um coágulo de sangue no cérebro pode ser formado por uma lesão na cabeça, quando o sangue se acumula entre o crânio e o cérebro. Quando o sangue coagula, pressiona o cérebro. Esses são chamados de hematomas peridurais e subdurais e podem levar à morte.

Sintomas

Uma dor de cabeça forte pode ser um sinal de coágulo no cérebro. Confusão, pensamentos lentos, mudanças de personalidade, paralisia leve e convulsões também são sinais. Podem ocorrer episódios breves de paralisia extensa ou dificuldades para falar.

Tratamento e prevenção

Um anticoagulante pode ser tomado para evitar que os coágulos de sangue se formem. A aspirina, vendida livremente, é um exemplo desse tipo de medicação. Os coágulos no cérebro podem ser confirmados por uma ressonância magnética ou tomografia computadorizada. Quando um coágulo é confirmado por um médico, frequentemente é administrada uma injeção de heparina. Outra medicação prescrita para eliminar coágulos sanguíneos é chamada de varfarina, e é tomada oralmente. Sempre consulte seu médico antes de começar a tomar qualquer medicamento. Quando há um acúmulo de sangue dentro do crânio, uma cirurgia pode ser necessária.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media